Quinta-feira, Agosto 6, 2026
Quinta-feira, Agosto 6, 2026

Epadrc e Externato da Benedita premiadas em concurso ambiental

Data:

Partilhar artigo:

A Epadrc e o Externato Cooperativo da Benedita foram duas das dez escolas premiadas, esta terça-feira, no âmbito do concurso “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”.

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) e o Externato Cooperativo da Benedita (ECB) foram duas das dez escolas premiadas, esta terça-feira, no âmbito do concurso “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”, um programa ambiental desenvolvido pela OesteSustentável.

As escolas da região ganharam uma eólica, um painel fotovoltaico e, ainda, a possibilidade de doar uma sala LED a uma instituição particular de solidariedade social, que, no caso da Epadrc foi entregue ao Ceeria e, no caso do ECB, foi dada à Santa Casa da Misericórdia da Benedita.

Região de Cister - Assine já!

A iniciativa teve início em setembro do ano passado e envolveu “42 escolas, 30 mil alunos e mais de 125 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar” da região Oeste, Alta Estremadura, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo e Seixal. Durante o concurso, os alunos monitorizaram os gastos energéticos das escolas em tempo real com o objetivo de “promover o conhecimento e prática da eficiência energética e energias renováveis”.

Em todas as escolas distinguidas, os prémios possibilitarão, numa década “uma poupança na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 e gerando uma poupança de cerca de 100 mil euros”.

O Externato Cooperativo da Benedita conquistou, ainda, o 2.º lugar da prova “réplica mais original”, que valeu à escola bilhetes para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, oferecidos pela Câmara de Sobral de Monte Agraço.

AD Footer

Artigos Relacionados

DaTerra prepara mural comunitário na antiga escola da Mélvoa

A DaTerra – Associação para o Desenvolvimento Sustentável está a concluir um novo mural comunitário na antiga escola...

Água de Madeiros recupera bar e prepara novo restaurante

Menos de seis meses depois de ter sido devastado pela tempestade Kristin, o Bar de Água de Madeiros...

Gatos e problemas de higiene motivam queixas na vila

O excesso de animais errantes, sobretudo gatos, e os problemas de higiene associados foram levados à reunião da...

Maçã, chita e tradição em destaque no São Bernardo

A Feira de São Bernardo regressa a Alcobaça com um programa que o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!