Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Epadrc e Externato da Benedita premiadas em concurso ambiental

Data:

Partilhar artigo:

A Epadrc e o Externato Cooperativo da Benedita foram duas das dez escolas premiadas, esta terça-feira, no âmbito do concurso “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”.

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) e o Externato Cooperativo da Benedita (ECB) foram duas das dez escolas premiadas, esta terça-feira, no âmbito do concurso “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”, um programa ambiental desenvolvido pela OesteSustentável.

As escolas da região ganharam uma eólica, um painel fotovoltaico e, ainda, a possibilidade de doar uma sala LED a uma instituição particular de solidariedade social, que, no caso da Epadrc foi entregue ao Ceeria e, no caso do ECB, foi dada à Santa Casa da Misericórdia da Benedita.

A iniciativa teve início em setembro do ano passado e envolveu “42 escolas, 30 mil alunos e mais de 125 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar” da região Oeste, Alta Estremadura, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo e Seixal. Durante o concurso, os alunos monitorizaram os gastos energéticos das escolas em tempo real com o objetivo de “promover o conhecimento e prática da eficiência energética e energias renováveis”.

Em todas as escolas distinguidas, os prémios possibilitarão, numa década “uma poupança na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 e gerando uma poupança de cerca de 100 mil euros”.

O Externato Cooperativo da Benedita conquistou, ainda, o 2.º lugar da prova “réplica mais original”, que valeu à escola bilhetes para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, oferecidos pela Câmara de Sobral de Monte Agraço.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!