Terça-feira, Abril 29, 2025
Terça-feira, Abril 29, 2025

Eborense lidera projeto ambiental que percorrerá País

Data:

Partilhar artigo:

A ideia surgiu em Paris, durante o período em que lá viveu. Regressado a Portugal e depois de observar os comportamentos dos portugueses, Luís Costa decidiu que era imperativo avançar com o projeto que, embora não possa mudar o mundo, é um passo nessa direção. Durante dois meses, o jovem de Évora de alcobaça e a equipa do projeto ambiental, “É p’ra amanhã”, percorrerão o País de norte a sul em busca das melhores ideias para um futuro sustentável. O resultado desta aventura será partilhado através de uma série documental. 

A ideia surgiu em Paris, durante o período em que lá viveu. Regressado a Portugal e depois de observar os comportamentos dos portugueses, Luís Costa decidiu que era imperativo avançar com o projeto que, embora não possa mudar o mundo, é um passo nessa direção. Durante dois meses, o jovem de Évora de Alcobaça e a equipa do projeto ambiental, “É p’ra amanhã”, percorrerão o País de norte a sul em busca das melhores ideias para um futuro sustentável. O resultado desta aventura será partilhado através de uma série documental.

O jovem licenciado em Engenharia Biomédica foi inspirado pelo documentário francês “Demain” (“Amanhã”, em português), no qual Cyril Dion e Mélanie Laurent partilham com o público o seu modo de viver mais sustentável. O consultor em avaliação de impacto social não conseguiu “esquecer” as ações das duas ativistas francesas e decidiu começar a recrutar elementos para repetir a “receita” em Portugal. Pedro Serra, realizador, foi o primeiro membro a embarcar na aventura. À equipa juntaram-se, posteriormente, Francesco Rocca, verónica Silva, Edgar Rodrigues e teresa Carvalheira.

Região de Cister - Assine Já!

“O nosso grande objetivo é inspirar as pessoas a tornarem-se parte da solução através de pequenas mudanças (ou grandes para os mais corajosos) na forma como consumimos recursos no nosso dia-a-dia”, explicou Luís Costa ao REGIÃO DE CiStER. De acordo com o eborense, esta não é a história de apenas seis jovens, mas sim “a história dos muitos e muitos portugueses que já estão a implementar soluções mais sustentáveis nas suas vidas”. Mas, ainda assim, para o jovem de 29 anos, em Portugal “ainda não existe uma consciência coletiva da necessidade de alterar os padrões de consumo”.

O projeto “É p’ra amanhã” foi parcialmente financiado por uma campanha de crowdfunding, que superou as expetativas da equipa, uma vez que os donativos quase duplicaram o objetivo inicial (3.500 euros). “No final de um mês e meio de campanha conseguimos 6.825 euros, nem queríamos acreditar! Sentimos que as pessoas querem muito que este projeto aconteça”, nota o jovem. Com financiamento assegurado, o passo seguinte foi iniciar uma campanha de crowdsourcing para enriquecer a base de dados de projetos sustentáveis. “Também está a superar todas as expectativas. Neste momento temos mais de 500 projetos e iniciativas mapeadas em Portugal”, assegura o coordenador do projeto, feliz com a resposta dos portugueses. 

O feedback positivo da comunidade “coloca uma certa pressão” sobre a equipa. O cansaço poderá ser o maior desafio a enfrentar nos meses de viagem e filmagens, mas os jovens afirmam querer “estar à altura do voto de confiança depositada pelas centenas de pessoas”.“Há realmente muita gente a criar alternativas, e por isso ficamos muito contentes pela oportunidade de lhes dar mais visibilidade, são eles que nos inspiram”, declara Luís Costa, que em abril iniciará a maior aventura da sua vida. Ainda não é certo, mas Alcobaça poderá constar do roteiro. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!