Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Eborense lidera projeto ambiental que percorrerá País

Data:

Partilhar artigo:

A ideia surgiu em Paris, durante o período em que lá viveu. Regressado a Portugal e depois de observar os comportamentos dos portugueses, Luís Costa decidiu que era imperativo avançar com o projeto que, embora não possa mudar o mundo, é um passo nessa direção. Durante dois meses, o jovem de Évora de alcobaça e a equipa do projeto ambiental, “É p’ra amanhã”, percorrerão o País de norte a sul em busca das melhores ideias para um futuro sustentável. O resultado desta aventura será partilhado através de uma série documental. 

A ideia surgiu em Paris, durante o período em que lá viveu. Regressado a Portugal e depois de observar os comportamentos dos portugueses, Luís Costa decidiu que era imperativo avançar com o projeto que, embora não possa mudar o mundo, é um passo nessa direção. Durante dois meses, o jovem de Évora de Alcobaça e a equipa do projeto ambiental, “É p’ra amanhã”, percorrerão o País de norte a sul em busca das melhores ideias para um futuro sustentável. O resultado desta aventura será partilhado através de uma série documental.

O jovem licenciado em Engenharia Biomédica foi inspirado pelo documentário francês “Demain” (“Amanhã”, em português), no qual Cyril Dion e Mélanie Laurent partilham com o público o seu modo de viver mais sustentável. O consultor em avaliação de impacto social não conseguiu “esquecer” as ações das duas ativistas francesas e decidiu começar a recrutar elementos para repetir a “receita” em Portugal. Pedro Serra, realizador, foi o primeiro membro a embarcar na aventura. À equipa juntaram-se, posteriormente, Francesco Rocca, verónica Silva, Edgar Rodrigues e teresa Carvalheira.

Região de Cister - Assine Já!

“O nosso grande objetivo é inspirar as pessoas a tornarem-se parte da solução através de pequenas mudanças (ou grandes para os mais corajosos) na forma como consumimos recursos no nosso dia-a-dia”, explicou Luís Costa ao REGIÃO DE CiStER. De acordo com o eborense, esta não é a história de apenas seis jovens, mas sim “a história dos muitos e muitos portugueses que já estão a implementar soluções mais sustentáveis nas suas vidas”. Mas, ainda assim, para o jovem de 29 anos, em Portugal “ainda não existe uma consciência coletiva da necessidade de alterar os padrões de consumo”.

O projeto “É p’ra amanhã” foi parcialmente financiado por uma campanha de crowdfunding, que superou as expetativas da equipa, uma vez que os donativos quase duplicaram o objetivo inicial (3.500 euros). “No final de um mês e meio de campanha conseguimos 6.825 euros, nem queríamos acreditar! Sentimos que as pessoas querem muito que este projeto aconteça”, nota o jovem. Com financiamento assegurado, o passo seguinte foi iniciar uma campanha de crowdsourcing para enriquecer a base de dados de projetos sustentáveis. “Também está a superar todas as expectativas. Neste momento temos mais de 500 projetos e iniciativas mapeadas em Portugal”, assegura o coordenador do projeto, feliz com a resposta dos portugueses. 

O feedback positivo da comunidade “coloca uma certa pressão” sobre a equipa. O cansaço poderá ser o maior desafio a enfrentar nos meses de viagem e filmagens, mas os jovens afirmam querer “estar à altura do voto de confiança depositada pelas centenas de pessoas”.“Há realmente muita gente a criar alternativas, e por isso ficamos muito contentes pela oportunidade de lhes dar mais visibilidade, são eles que nos inspiram”, declara Luís Costa, que em abril iniciará a maior aventura da sua vida. Ainda não é certo, mas Alcobaça poderá constar do roteiro. 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!