Quarta-feira, Setembro 16, 2026
Quarta-feira, Setembro 16, 2026

Pensão e restaurante Corações Unidos em risco de fechar

Data:

Partilhar artigo:

Uma vistoria da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ditou o encerramento do restaurante dos Corações Unidos, a 26 de agosto. O mítico espaço do n.º 39 da Rua Frei António Brandão, que este ano completa 100
anos de atividade, está encerrado até que os problemas identificados sejam resolvidos e verificados após nova visita.

Uma vistoria da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ditou o encerramento do restaurante dos Corações Unidos, a 26 de agosto. O mítico espaço do n.º 39 da Rua Frei António Brandão, que este ano completa 100
anos de atividade, está encerrado até que os problemas identificados sejam resolvidos e verificados após nova visita.

A mítica casa, conhecida por servir o tradicional frango na púcara, está em risco de fechar portas de vez.

Região de Cister - Assine Já!

“Não basta arranjar o que foi identificado. São necessárias obras estruturais, de fundo, de forma a mudar a casa”, lamenta Frank Laureano, que tomou a rédea do negócio dos pais, Bernardo Laureano e Noémia Martins Pereira, há cerca de quatro meses. “Terei de consultar arquitetos, designers, técnicos e consultores de várias áreas para pedir orçamentos e perceber o que está em causa e só depois terei condições para tomar uma decisão em relação ao futuro desta casa”, adiantou o empresário ao REGIÃO DE CISTER. “Não sei o que terei de fazer, nem como e não faço ideia de quanto tudo isto nos vai custar”, confessa.

A questão é que este será um processo “bastante demorado”, entre orçamentos, obras e financiamento, e enquanto isso “continua a haver ordenados e despesas por pagar, além da multa que chegará”, lembra Frank Laureano. Por enquanto, e até haver uma decisão final, a pensão continuará a funcionar e os seis funcionários continuarão a pegar ao serviço.

“Estávamos a ter um verão como não tínhamos há muito, mas assim vai ser muito difícil voltar a reabrir”, admite o empresário, esclarecendo que não será opção ficar com a pensão aberta e o restaurante fechado: “se a opção for fechar o restaurante porque não há condições para reabrir portas também encerramos a pensão”.

“Esta é uma casa muito antiga, sabemos que estruturalmente não tem as melhores condições. Obviamente que preferia ter uma parede de tijolo em vez de pedra, mas é o que existe e também por isso esta é uma casa peculiar e histórica em Alcobaça”, acrescenta o sócio-gerente do estabelecimento comercial.

A ASAE identificou diversos problemas na cozinha e no armazenamento do restaurante, proibindo, por exemplo, o armazenamento num lado do pátio e a cozinha do outro. “Ao fechar o pátio deixo de ter um dos elementos mais característicos da casa”, lamenta Frank Laureano, admitindo que, ainda assim, “essa será a única solução para resolver esse problema específico”.

O restaurante Corações Unidos é um dos mais antigos e tradicionais restaurantes da cidade de Alcobaça. Fundado em 1919, foi neste restaurante que nasceu o mais típico prato de Alcobaça: o Frango na Púcara. Foi também naquela pensão que várias personalidades ilustres ficaram alojadas ao longo da sua existência.

AD Footer

Artigos Relacionados

Museu Dr. Joaquim Manso reabre novamente as portas

O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, reabriu ao público anteontem, depois de oito anos encerrado....

Feira de Velharias & Antiguidades regressa no domingo à aldeia

O Largo do Rossio, na Martingança, recebe, no próximo domingo, mais uma edição da Feira de Velharias e...

Pataias celebra uma década da primeira geminação

A geminação entre Pataias e La Queue-en-Brie completa este ano uma década e vai ser assinalada com a...

Deputada do PS denuncia “desrespeito” na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

A deputada do PS Cristiana Duarte abandonou a última sessão da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, de 4...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!