Sexta-feira, Janeiro 23, 2026
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Campanha em marcha para apoiar recuperação de beneditense

Data:

Partilhar artigo:

Dezenas de espaços comerciais da região dispõem de “latinhas solidárias”, que visam uma angariação de fundos para apoiar a família do beneditense André Agostinho nos custos relacionados com a sua recuperação, na sequência de um grave acidente de viação no IC2 em março de 2019.

Dezenas de espaços comerciais da região dispõem de “latinhas solidárias”, que visam uma angariação de fundos para apoiar a família do beneditense André Agostinho nos custos relacionados com a sua recuperação, na sequência de um grave acidente de viação no IC2 em março de 2019. 

Praticante de BTT, o jovem atleta sofreu várias lesões a nível neurológico que o remeteram para um estado vegetativo/consciência mínima. Após longos meses de internamento hospitalar, o jovem encontra-se agora numa clínica de reabilitação com o propósito de continuar a recuperação. “O André está a realizar vários tratamentos que são bastante dispendiosos para o orçamento familiar visto que a mãe teve de abandonar o emprego para se dedicar a 100% à recuperação do filho”, revela ao REGIÃO DE CISTER Joaquim Silva, apoiante na dinamização da iniciativa criada por Nelson Né, amigo de André Agostinho, e pela turquelense Isabel Fernandes.

Região de Cister - Assine já!

 Está também agendado para dia 9 de fevereiro um “Passeio BTT e Caminhada Solidária” com almoço de convívio na Associação Norte da Vila, cujo valor da inscrição “varia de acordo com boa vontade de cada participante”. “Os participantes devem enviar uma SMS a informar em que modalidade querem participar e no final do almoço, confecionado com os produtos oferecidos pela comunidade, cada um deixa o donativo que desejar numa caixa. Não há, portanto, um valor imposto, o intuito é apenas apoiar este jovem mediante as possibilidades de cada um”, acrescenta Joaquim Silva. O evento contará, ainda, com a presença de alguns familiares de André Agostinho, que querem aproveitar o momento para agradecer à comunidade a solidariedade. 

“A campanha termina no final do mês de fevereiro e, embora estejamos cientes de que não vamos angariar uma fortuna, será um importante contributo para os desafios que esta família enfrenta”, afirma. “As suas vidas foram viradas do avesso com este acidente e se pudermos ajudar ficamos muito satisfeitos”, nota. Além dos constrangimentos económicos, a família enfrenta agora o desafio de encontrar uma habitação que consiga responder às necessidades de André Agostinho antes de este regressar a casa.

AD Footer

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!