Sábado, Fevereiro 14, 2026
Sábado, Fevereiro 14, 2026

Três clubes da região distinguidos com Bandeira da Ética

Data:

Partilhar artigo:

O Sport União Alfeizerense e a Associação de Cultura e Desporto “O Sótão” receberam, pela primeira vez, a certificação da Bandeira de Ética, juntando-se ao Ginásio, clube que já tinha sido distinguido com o selo de qualidade no início da temporada.

O Sport União Alfeizerense e a Associação de Cultura e Desporto “O Sótão” receberam, pela primeira vez, a certificação da Bandeira de Ética, juntando-se ao Ginásio, clube que já tinha sido distinguido com o selo de qualidade no início da temporada.

“O Sótão” é o primeiro clube no concelho da Nazaré a ser reconhecido pelo projeto desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional da Ética no Desporto. Já no concelho de Alcobaça são, por enquanto, dois os clubes distinguidos.

Região de Cister - Assine já!

A Escola de Formação do Alfeizerense tem sido a grande aposta do clube, que tem desenvolvido diversas atividades com os agentes desportivos. “Temos dinamizado várias formações junto de atletas, treinadores, dirigentes e pais com o objetivo de fomentar a ética no desporto e ajudar cada agente a saber estar no desporto”, explica Ricardo Martins ao REGIÃO DE CISTER. O responsável pelo departamento de ética do clube relembra ainda o projeto “Repórter da Ética”, em que os agentes do desporto “foram desafiados a captar os bons exemplos da ética no desporto”.

No clube da Nazaré, “é mais uma etapa no crescimento e reconhecimento institucional fora de portas, consolidando a marca de prestígio do ‘Sótão’”, lê-se em comunicado.

O clube conta com a equipa sénior de futebol de praia mas também dinamiza escalões mais jovens no incentivo à prática da modalidade, assim como no andebol de praia, e desde 2002 elaborou e implementou o projeto pioneiro Pro Fair-Play 2002, em que “visava regular disciplinarmente todos os eventos desportivos no concelho, prevenindo e combatendo a indisciplina, a par da promoção do Fair-Play em todos os eventos realizados pelos aderentes”. O clube integrou ainda o projeto Cartão Branco, que destaca comportamentos eticamente relevantes na prática desportiva.

CCDS Casal Velho, Portomosense, URD Juncalense, Agrupamento de Escolas da Nazaré, Instituto Educativo do Juncal, ARCD Mendiga e Condestável também se candidataram ao programa, aguardando os resultados das candidaturas que estão a ser analisadas até julho. Os resultados finais serão conhecidos no próximo mês de setembro.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Mau tempo obriga ao corte de várias vias no concelho de Alcobaça

O mau tempo que se faz sentir no concelho de Alcobaça tem provocado constrangimentos na circulação rodoviária, levando...

Avenida Bernardino Lopes Oliveira encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e queda de árvores

A Avenida Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, está encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e...

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!