Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Três clubes da região distinguidos com Bandeira da Ética

Data:

Partilhar artigo:

O Sport União Alfeizerense e a Associação de Cultura e Desporto “O Sótão” receberam, pela primeira vez, a certificação da Bandeira de Ética, juntando-se ao Ginásio, clube que já tinha sido distinguido com o selo de qualidade no início da temporada.

O Sport União Alfeizerense e a Associação de Cultura e Desporto “O Sótão” receberam, pela primeira vez, a certificação da Bandeira de Ética, juntando-se ao Ginásio, clube que já tinha sido distinguido com o selo de qualidade no início da temporada.

“O Sótão” é o primeiro clube no concelho da Nazaré a ser reconhecido pelo projeto desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional da Ética no Desporto. Já no concelho de Alcobaça são, por enquanto, dois os clubes distinguidos.

Região de Cister - Assine Já!

A Escola de Formação do Alfeizerense tem sido a grande aposta do clube, que tem desenvolvido diversas atividades com os agentes desportivos. “Temos dinamizado várias formações junto de atletas, treinadores, dirigentes e pais com o objetivo de fomentar a ética no desporto e ajudar cada agente a saber estar no desporto”, explica Ricardo Martins ao REGIÃO DE CISTER. O responsável pelo departamento de ética do clube relembra ainda o projeto “Repórter da Ética”, em que os agentes do desporto “foram desafiados a captar os bons exemplos da ética no desporto”.

No clube da Nazaré, “é mais uma etapa no crescimento e reconhecimento institucional fora de portas, consolidando a marca de prestígio do ‘Sótão’”, lê-se em comunicado.

O clube conta com a equipa sénior de futebol de praia mas também dinamiza escalões mais jovens no incentivo à prática da modalidade, assim como no andebol de praia, e desde 2002 elaborou e implementou o projeto pioneiro Pro Fair-Play 2002, em que “visava regular disciplinarmente todos os eventos desportivos no concelho, prevenindo e combatendo a indisciplina, a par da promoção do Fair-Play em todos os eventos realizados pelos aderentes”. O clube integrou ainda o projeto Cartão Branco, que destaca comportamentos eticamente relevantes na prática desportiva.

CCDS Casal Velho, Portomosense, URD Juncalense, Agrupamento de Escolas da Nazaré, Instituto Educativo do Juncal, ARCD Mendiga e Condestável também se candidataram ao programa, aguardando os resultados das candidaturas que estão a ser analisadas até julho. Os resultados finais serão conhecidos no próximo mês de setembro.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!