Sábado, Junho 13, 2026
Sábado, Junho 13, 2026

Ana Valente desvenda “Mistério no Quartel dos Bombeiros”

Data:

Partilhar artigo:

Após terem desvendado os vários mistérios no Museu dos Dinos, João e Rita estão de regresso com uma nova aventura. De férias na região de Viseu em casa do Pedro, primo do João, os pequenos investigadores querem descobrir a origem dos diversos incêndios naquela região. 

Após terem desvendado os vários mistérios no Museu dos Dinos, João e Rita estão de regresso com uma nova aventura. De férias na região de Viseu em casa do Pedro, primo do João, os pequenos investigadores querem descobrir a origem dos diversos incêndios naquela região. O Pedro sempre sonhou em ser bombeiro e passa muito tempo no quartel a aprender com o pai, que é comandante da corporação. Com a ajuda do Pedro, o João e a Rita partem para a aventura e desvendam grandes mistérios. “Mistério no Quartel dos Bombeiros” é o segundo volume da coleção “Mistérios e Aventuras” da alcobacense Ana Valente e Isabel Moiçó lançado recentemente. 

Dada a atual situação pandémica, o livro foi apresentado através de uma videoconferência transmitida em direto das corporações dos Bombeiros da Nazaré e do Sul e Sueste, no Barreiro, onde participaram pequenos leitores que tiveram também a oportunidade de conhecer as instalações e tirar as suas dúvidas sobre a história e também sobre os bombeiros. 

Região de Cister - Assine já!

“Pretendemos passar aos leitores neste segundo volume a mensagem de cuidar da floresta e também mostrar a importância da atividade dos bombeiros”, referiu a ex-jornalista Ana Valente. “Esta é uma temática que lhes desperta bastante interesse e curiosidade”, salientou a co-autora. “Há um bombeiro dentro de cada criança”, acrescentou.

Em direto da corporação dos Bombeiros da Nazaré, o comandante João Estrelinha explicou onde vão buscar a água em caso de incêndio e respondeu a tantas outras questões colocadas pelos participantes. “Estas iniciativas junto das crianças são fundamentais para despertar o seu interesse em integrar na corporação, numa altura em que há falta de voluntários”, sublinhou João Estrelinha.

A revisão técnica do “Mistério no Quartel dos Bombeiros” foi realizada pelo alcobacense Mário Cerol, coordenador operacional municipal de Proteção Civil da Nazaré. “É cada vez mais importante sensibilizar crianças e jovens pois são elas que ensinam os pais a serem melhores cidadãos”, constatou.

“Já estamos a escrever a terceira aventura”, adiantou Ana Valente. O tema do próximo livro tem a ver com “tesouros”, “piratas” e o “fundo do mar”, revelou a alcobacense. No final do livro, estão algumas dicas para os leitores “desfrutarem da floresta sem correrem riscos”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!