Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ana Valente desvenda “Mistério no Quartel dos Bombeiros”

Data:

Partilhar artigo:

Após terem desvendado os vários mistérios no Museu dos Dinos, João e Rita estão de regresso com uma nova aventura. De férias na região de Viseu em casa do Pedro, primo do João, os pequenos investigadores querem descobrir a origem dos diversos incêndios naquela região. 

Após terem desvendado os vários mistérios no Museu dos Dinos, João e Rita estão de regresso com uma nova aventura. De férias na região de Viseu em casa do Pedro, primo do João, os pequenos investigadores querem descobrir a origem dos diversos incêndios naquela região. O Pedro sempre sonhou em ser bombeiro e passa muito tempo no quartel a aprender com o pai, que é comandante da corporação. Com a ajuda do Pedro, o João e a Rita partem para a aventura e desvendam grandes mistérios. “Mistério no Quartel dos Bombeiros” é o segundo volume da coleção “Mistérios e Aventuras” da alcobacense Ana Valente e Isabel Moiçó lançado recentemente. 

Dada a atual situação pandémica, o livro foi apresentado através de uma videoconferência transmitida em direto das corporações dos Bombeiros da Nazaré e do Sul e Sueste, no Barreiro, onde participaram pequenos leitores que tiveram também a oportunidade de conhecer as instalações e tirar as suas dúvidas sobre a história e também sobre os bombeiros. 

Região de Cister - Assine Já!

“Pretendemos passar aos leitores neste segundo volume a mensagem de cuidar da floresta e também mostrar a importância da atividade dos bombeiros”, referiu a ex-jornalista Ana Valente. “Esta é uma temática que lhes desperta bastante interesse e curiosidade”, salientou a co-autora. “Há um bombeiro dentro de cada criança”, acrescentou.

Em direto da corporação dos Bombeiros da Nazaré, o comandante João Estrelinha explicou onde vão buscar a água em caso de incêndio e respondeu a tantas outras questões colocadas pelos participantes. “Estas iniciativas junto das crianças são fundamentais para despertar o seu interesse em integrar na corporação, numa altura em que há falta de voluntários”, sublinhou João Estrelinha.

A revisão técnica do “Mistério no Quartel dos Bombeiros” foi realizada pelo alcobacense Mário Cerol, coordenador operacional municipal de Proteção Civil da Nazaré. “É cada vez mais importante sensibilizar crianças e jovens pois são elas que ensinam os pais a serem melhores cidadãos”, constatou.

“Já estamos a escrever a terceira aventura”, adiantou Ana Valente. O tema do próximo livro tem a ver com “tesouros”, “piratas” e o “fundo do mar”, revelou a alcobacense. No final do livro, estão algumas dicas para os leitores “desfrutarem da floresta sem correrem riscos”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!