Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Tiago Martins distinguido por associação luso-francesa

Data:

Partilhar artigo:

O luso-descendente Tiago Martins, com raízes na Barrenta, foi distinguido na 11.ª Gala da Cap Magellan, uma associação de jovens de Paris que tem um papel ativo no desenvolvimento das relações entre França e Portugal e que homenageia pessoas ou instituições que se têm vindo distinguir no seio da comunidade luso-francesa. 

O luso-descendente Tiago Martins, com raízes na Barrenta, foi distinguido na 11.ª Gala da Cap Magellan, uma associação de jovens de Paris que tem um papel ativo no desenvolvimento das relações entre França e Portugal e que homenageia pessoas ou instituições que se têm vindo distinguir no seio da comunidade luso-francesa. 

O jovem de 30 anos recebeu um prémio, no valor monetário de 500 euros, no âmbito das “melhores iniciativas cívicas” na cerimónia que decorreu, no início de outubro, no Salão de Honra da Câmara de Paris. 

Região de Cister - Assine já!

Tiago Martins foi distinguido pela campanha de recolha de fundos que organizou nas redes sociais, no passado mês de junho, para adquirir uma medalha atribuída pela República Portuguesa a um soldado português na I Guerra Mundial, iniciativa que foi maioritariamente apoiada por franceses de origem portuguesa, e que atingiu o valor de 326 euros. Após adquirir a medalha, Tiago Martins entregou-a ao Museu Municipal de Porto de Mós, assim como um jornal e um postal da mesma época. 

 O prémio atribuído na gala da Cap Magellan vai ser entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós. “Uma vez que a medalha se encontra exposta em Porto de Mós, queria que o prémio fosse entregue a uma associação da vila”, começa por explicar Tiago Martins, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Por outro lado, é uma homenagem aos Bombeiros de Porto de Mós, que tanto têm trabalhado em prol da comunidade, especialmente nos tempos difíceis que temos atravessado”, sublinha. 

Há cerca de dois anos, Tiago Martins fundou a página “Portuguese Facts”, no Instagram, onde tem dado a conhecer  a cultura, o património e a gastronomia de Portugal em francês, inglês e português. Recentemente, recebeu o convite da editora luso-francesa Éditions Cadamoste para escrever um livro, aliando anedotas históricas e gastronomia que está a ser escrito em francês e que conta com a colaboração de vários chefes, incluindo da região. O lançamento do livro está previsto para o próximo ano. 

Apesar de nunca ter vivido em Portugal, o engenheiro que reside em França tem uma grande ligação com o País e, em especial, com o concelho de Porto de Mós. Desde o verão do ano passado, Tiago Martins dinamiza na terra dos pais o projeto “Aldeia Artística”, um festival de arte urbana que reúne obras de mais de diferentes artistas, vindos de vários países. A arte desenvolvida na 2.ª edição encontra-se espalhada pela localidade e ilustra algumas das tradições da região.

Tiago Martins já se encontra a preparar a 3.ª edição do festival, que será dedicada à natureza, e promete várias novidades. 

Um dos destaques do “Aldeia Artística 2022” é a criação de casinhas para pássaros e morcegos que vão ser personalizadas pelos artistas. Até lá, é possível visitar a Barrenta e conhecer os murais e outras obras de arte que vão continuar em exibição. São mais de 40 obras de artistas de dez diferentes países.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!