Sexta-feira, Novembro 14, 2025
Sexta-feira, Novembro 14, 2025

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

Data:

Partilhar artigo:

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica, um concurso nacional promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O trabalho do estudante da Escola D. Pedro I, executado num vídeo que teve como tema “Dédalo e Ícaro”, foi premiado com o lugar mais alto do pódio no escalão A dos “Desafios Arte/Multimédia – Vídeos”.

Para a realização deste projeto de António Maria Jorge foi também fundamental o contributo dado pela professora Helena Henriques, que contou várias histórias sobre antiguidade clássica, bem como o do professor João Nunes, que orientou todo o trabalho desenvolvido.

Região de Cister - Assine já!

O  concurso, em que participaram mais de 3 mil alunos de todo o País, tem como objetivo estimular a curiosidade dos estudantes sobre temas de cultura clássica, bem como alargar-lhes horizontes, o que acontece através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.

Já em 2020, a escola tinha-se destacado nas Olimpíadas da Cultura Clássica, recebendo o 1.º prémio na categoria de artes/multimédia, com a curta “A dúvida de Orfeu”. Os alunos do 2.º e 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cister participam nesta competição desde o seu início, em 2017.

AD Footer

Artigos Relacionados

ECB instala 312 painéis fotovoltaico e alcança produção anual de 240 MWh

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) acolheu a implementação de um novo projeto de energia solar com uma...

Cister SA continua de 3 estrelas na formação

O Cister Sport de Alcobaça foi um dos dois clubes do distrito de Leiria a ser distinguido como...

Executivo de Porto de Mós divide governação entre 24 áreas de intervenção

Já é conhecida a distribuição de pelouros entre o executivo municipal de Porto de Mós para o quadriénio...

Cidade de Alcobaça transformada na “Capital do Humor” durante três dias

O Panorama acolhe este mês a 1.ª edição do festival “Capital do Humor” que reúne os maiores nomes...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!