Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
Segunda-feira, Janeiro 20, 2025

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

Data:

Partilhar artigo:

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica, um concurso nacional promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O trabalho do estudante da Escola D. Pedro I, executado num vídeo que teve como tema “Dédalo e Ícaro”, foi premiado com o lugar mais alto do pódio no escalão A dos “Desafios Arte/Multimédia – Vídeos”.

Para a realização deste projeto de António Maria Jorge foi também fundamental o contributo dado pela professora Helena Henriques, que contou várias histórias sobre antiguidade clássica, bem como o do professor João Nunes, que orientou todo o trabalho desenvolvido.

Região de Cister - Assine já!

O  concurso, em que participaram mais de 3 mil alunos de todo o País, tem como objetivo estimular a curiosidade dos estudantes sobre temas de cultura clássica, bem como alargar-lhes horizontes, o que acontece através de desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.

Já em 2020, a escola tinha-se destacado nas Olimpíadas da Cultura Clássica, recebendo o 1.º prémio na categoria de artes/multimédia, com a curta “A dúvida de Orfeu”. Os alunos do 2.º e 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cister participam nesta competição desde o seu início, em 2017.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Tiago Alves sucede a Gonçalo Raimundo ao leme da U. Turquel

Tiago Alves é o novo treinador da U. Turquel, tendo sido o escolhido para suceder a Gonçalo Raimundo,...

Primeiro convívio de Natal da Loja Amster juntou cerca de 80 pessoas em Vila Velha de Ródão

A Loja Amster, com sede na vila da Benedita, organizou o primeiro convívio de Natal, nos passados dias...

Educação e formação em Portugal nos estudos internacionais (1)

Acontece que, segundo os especialistas, os resultados das políticas educativas apenas produzem efeitos mensuráveis depois de transcorridos cerca...

Armazém das Artes: uma casa (re)aberta à arte e ao público

Mais de 16 mil pessoas já visitaram o Armazém das Artes desde que o espaço cultural, fundado por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!