Susana Guerra é a nova administradora dos Serviços Municipalizados de Alcobaça (SMAS). A reorganização no Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, na sequência do pedido de renuncia do cargo de vogal do Conselho de Administração de Inês Silva, foi anunciada publicamente na última reunião do executivo municipal, que decorreu no passado dia 16.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Serão dois anos de trabalho árduo, de continuidade, com uma aposta forte na modernização dos SMA”, anunciou o presidente da Câmara de Alcobaça, responsável pela nomeação da engenheira civil na função de administradora dos SMA. “Pela sua experiência profissional e de vida é a pessoa certa para nos acompanhar neste trabalho”, considerou o também presidente do Conselho de Administração dos SMA. Apresentando a nova administradora ao executivo municipal e à comunicação social, o chefe do executivo municipal explicou ainda que Susana Guerra será administradora a tempo inteiro, assumindo funções profissionais em regime de permanência. “O sucesso da Susana [Guerra] será o nosso sucesso e o sucesso do concelho de Alcobaça”, sublinhou ainda Hermínio Rodrigues, garantindo que a nova responsável terá um “conhecimento mais real do que se passa nos Serviços Municipalizados”. “Confiamos nos técnicos dos SMA mas é diferente termos alguém na administração a tempo inteiro”, acrescentou o social-democrata.
O vereador Paulo Mateus e também administrador dos SMA mostrou-se disponível para ajudar Susana Guerra “no que for necessário”, desejando as “maiores felicidades” à nova administradora no desempenho das funções.
Os vereadores do PS, na voz de Carlos Guerra, admitiram ter a expectativa de “haver um volte-face nas políticas dos SMA”, que, recordou, muito têm vindo a criticar. “Esperamos que seja uma lufada de ar fresco e que daqui a algum tempo possamos dizer que a mudança valeu a pena”, considerou o vereador.
Susana Guerra é engenheira civil, tendo anteriormente desempenhado funções na Infraestruturas de Portugal. Ao REGIÃO DE CISTER, Susana Guerra declinou o convite para justificar os motivos que a levaram a aceitar este desafio profissional.
O REGIÃO DE CISTER sabe ainda que o diretor delegado dos SMA, José Rilhó, está também de saída, para aposentação, pelo que tudo indica que a nova administradora dos SMA deverá assumir também essas funções profissionais.
Recorde-se que os SMA têm em curso dois projetos – que permitem um maior conhecimento das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água do concelho, assim como, uma melhor gestão das perdas de água e de energia – orçados em cerca de 850 mil euros (comparticipados em cerca de 618 mil euros pelo POSEUR).
Em matéria de desperdício de água, Alcobaça é dos concelhos a nível nacional com menor registo de incidências, com uma taxa de cerca de 18% de perdas a partir da rede de distribuição. A execução destes projetos permitirão mitigar ainda mais esse desperdício.