Segunda-feira, Janeiro 12, 2026
Segunda-feira, Janeiro 12, 2026

Alcobaça é o concelho do Oeste que contabiliza mais bombeiros

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça é o município da região Oeste com mais bombeiros nas corporações. Segundo os dados divulgados, durante a última semana, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho, que conta com quatro corporações, contabilizava, em 2022, 230 operacionais, mais 59 e 99 do que as corporações sediadas nos concelhos de Torres Vedras e Alenquer, respetivamente, que completam o pódio das corporações com mais elementos.

O concelho da Nazaré, com 56 elementos numa só corporação, está no extremo oposto da listagem. Os 12 municípios do Oeste contabilizam, no total, 1.133 soldados da paz.

Se a análise for efetuada a nível distrital, Alcobaça é apenas superado pelas corporações do concelho de Leiria, que contabilizam um total 319 elementos.

Ainda a nível distrital, o terceiro município com mais bombeiros nas corporações é o de Porto de Mós, com 176 elementos, ao passo que os 56 bombeiros que compõem o quartel da Nazaré, colocam o município na antepenúltima posição a nível dos 16 concelhos do distrito de Leiria.

Estes números resultam de um inquérito às entidades detentoras de corpos de bombeiros.

Alcobaça conta com corporações na sede de concelho, assim como em São Martinho do Porto, Benedita e Pataias, enquanto em Porto de Mós atuam os Bombeiros sediados na vila, assim como as corporações do Juncal e de Mira de Aire. No concelho da Nazaré, importa referir que existe apenas uma corporação.

As corporações dos municípios de Pombal (148), Marinha Grande (113), Caldas da Rainha (109), Batalha (106), Óbidos (99), Figueiró dos Vinhos (75), Ansião (74), Alvaiázere (69), Pedrógão Grande e Peniche (ambos com 60), Bombarral (52) e Castanheira de Pera (51) perfazem os restantes elementos, de um total de 1.191, em funções à data a que se refere o levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estatística.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Um capítulo que chega ao fim

Querido REGIÃO DE CISTER, Chegou o momento de me despedir de ti. Em quase 13 anos escrevi de tudo:...

É “fácil de entender” quando a música integra e aproxima

Há sonhos que não precisam de grandes palcos. Às vezes, bastam uma caixa de óculos a servir de...

Encontrado corpo de jovem desaparecido na Nazaré

O corpo de Maycon Douglas, jovem de 26 anos que se encontrava desaparecido desde a madrugada de 31...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!