Está dado o pontapé de saída para mais uma (grande) edição da Festa da Fruta da Cela. Na noite do passado dia 31 de agosto, as instalações do Centro Cénico da Cela serviram de palco – sendo alternativa de última hora à escadaria da igreja por motivos meteorológicos – para a coroação de Beatriz Silva, representante da Orquestra Ligeira da Cela, que foi nomeada Rainha da Fruta e Miss Simpatia.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Amy Rodrigues, em representação da Associação Santíssima Virgem da Conceição, nos Rebelos, foi eleita Miss Cela, ao passo que Letícia Tobias e Madalena Jordão, também daquela coletividade, foram consideradas Miss Fotogenia e Dama de Honor, respetivamente.
O momento, que contou com a atuação da artista Soraia Morais, marcou o arranque da já tradicional Festa da Fruta, um evento que a organização, a cargo da Junta, prevê que seja de enorme sucesso.
“Pretendemos que seja mais um grande evento na sequência do que tem sido alcançado nos últimos anos”, antecipou o presidente da Junta da Cela ao REGIÃO DE CISTER, preferindo deixar os números para… depois. “Não gosto de perspetivar o número de população que vai marcar presença no certame, no final far-se-ão as contas”, justificou Paulo Eusébio, destacando que a exposição vai contar com 26 produtores da Cela, que este ano vão ofertar entre 350 a 400 caixas de fruta à organização, que depois se encarrega da venda ao público.
Além disso, referiu também o autarca, o certame vai contar com a participação de cinco associações, responsáveis pela dinamização da zona de restauração. São elas a Associação de Socorros Voluntários da Cela, a Orquestra Ligeira da Cela, a Associação Santíssima Virgem da Conceição, nos Rebelos, do Centro Cultural e Recreativo (CCR) de Casal dos Ramos e da Capela de São Pedro – Cela Velha.
A inauguração está marcada para esta sexta-feira, às 16 horas, com a entrega das fruta. Pelas 18:30 horas, abrirá a exposição de produtores, 30 minutos antes das tasquinhas que prometem encher a barriga para uma noite de festa ao som do grupo Katedral Music e do Dj Mark Guedes.
No sábado, a exposição abrirá pela mesma hora, sendo que a responsabilidade da diversão noturna está a cargo do grupo Kapittal e dos djs Rui ALX & Diogo ALX.
Já para domingo, está reservado um programa recheado, com o 3.º Passeio de trator – Rota da Fruta a partir das 9 horas – momento em que começará também a caminhada – seguindo-se a missa e a bênção da fruta.
A restauração abre pelas 12:30 horas e durante a tarde haverá duas atuações: o grupo Baixinhos & Companhia e as Concertinas do Baça. A Orquestra Magma e o Dj Guáranis vão encerrar o certame mais aguardo do ano na freguesia.
Num evento de três dias em que, completou o presidente da Junta da Cela, “pretende continuar a valorizar-se um dos setores mais ricos do concelho de Alcobaça e da freguesia da Cela”, não faltarão também atividades relacionadas com o artesanato, assim como uma exposição de automóveis e diversão infantil.