Os Bombeiros da Benedita, Pataias, Nazaré, Porto de Mós e Mira de Aire estão a contribuir para o sucesso da 9.ª edição da campanha Quartel Electrão, que termina no próximo dia 30 de novembro. Até à data, já foram recolhidas 2 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Algo que, refere a organização em comunicado, “constituiu um marco significativo, a pouco mais de um mês do encerramento da campanha”.
Até ao término da campanha, qualquer das corporações pode habilitar-se a ganhar prémios, tendo, para isso, de recolher o maior número possível de materiais. A associação humanitária que reunir a maior quantidade vai receber um veículo de combate a incêndios, sendo que a segunda corporação receberá 5 mil euros para serem aplicados em equipamentos de proteção individual. Serão também atribuídos prémios por regiões, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas, e ao crescimento de associações participantes há, pelo menos, cinco anos.
Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis, ao passo que as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas vão ter direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual.
Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos e 150 por cada tonelada de pilhas e baterias.
De acordo com a Electrão – entidade organizadora e que é a responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos (embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados) – está previsto também um incentivo financeiro extra para premiar as associações humanitárias que recolherem mais de 20, 30, 45 e 60 toneladas.
AD Footer