Sábado, Setembro 13, 2025
Sábado, Setembro 13, 2025

Alcobaça tem Centro de Recolha Oficial mais ativo do distrito

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) é o mais ativo entre todos os do distrito de Leiria, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que dá conta dos números de todos os centros de recolha oficial do País, relativamente ao ano de 2023.

A publicação, elaborada “com base nos dados disponibilizados pelos médicos veterinários responsáveis pela campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica”, coloca Alcobaça em primeiro lugar do distrito, em cinco dos seis indicadores contabilizados. Nesse sentido, o Croama foi o centro que mais animais recolheu (496), adotou (399), esterilizou (1.606), administrou a vacina antirrábica (1.442) e identificou eletronicamente (999). Apenas no que concerne a animais eutanasiados (18) o Croama não lidera os números distritais, tendo os municípios de Leiria (27) e de Peniche (25) à frente.

Analisando estes resultados, há que realçar o número de animais esterilizados, que, no espaço de um ano, mais do que triplicou no concelho de Alcobaça: passou de 511 esterilizações, em 2022, para 1606, em 2023. Neste indicador, o Croama não só tem uma larga margem de intervenções relativamente aos outros centros do distrito, como também se posiciona em 4.º lugar a nível nacional, sendo apenas superado por Sintra (2.667), Ponta Delgada, Povoação e Vila Franca do Campo (2.191) e Vila Franca de Xira (1.944).
No que diz respeito aos restantes indicadores já enumerados e registados no ano de 2023, é possível concluir que o trabalho do Croama cresceu substancialmente, relativamente ao número de animais adotados (158 em 2022), administrados com a vacina antirrábica (529 em 2022) e identificados eletronicamente (405). Também o número de animas recolhidos e eutanasiados foi maior (316 e 16, em 2022, respetivamente.

Região de Cister - Assine Já!

O Centro de Recolha Oficial (CRO) da Nazaré também registou um aumento da atividade, relativamente aos dados de 2022, tendo sido em 2023 recolhidos 171 animais, adotados 94, esterilizados 167 e 39 vacinados (nenhum animal eutanasiado e não foram recolhidas informações sobre animais eletronicamente identificados).


Por outro lado, o relatório indica que o número de animais recolhidos em Porto de Mós desceu de 252 para 143. No entanto, todos os outros números mostram o aumento da resposta do Centro de Recolha Oficial em 2023: 134 animais adotados, 174 esterilizados, três eutanasiados, 85 com a administração da vacina antirrábica e 185 “patudos” identificados eletronicamente.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Juventude tímida na corrida autárquica

Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre...

Telmo Cipriano: “Há grandes obras que resultam de ideias de pessoas com menos estudos”

A CDU nunca elegeu representantes para o executivo municipal em Porto de Mós, apostando no pasteleiro Telmo Cipriano,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!