Sexta-feira, Novembro 1, 2024
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Alcobaça tem Centro de Recolha Oficial mais ativo do distrito

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) é o mais ativo entre todos os do distrito de Leiria, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que dá conta dos números de todos os centros de recolha oficial do País, relativamente ao ano de 2023.

A publicação, elaborada “com base nos dados disponibilizados pelos médicos veterinários responsáveis pela campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica”, coloca Alcobaça em primeiro lugar do distrito, em cinco dos seis indicadores contabilizados. Nesse sentido, o Croama foi o centro que mais animais recolheu (496), adotou (399), esterilizou (1.606), administrou a vacina antirrábica (1.442) e identificou eletronicamente (999). Apenas no que concerne a animais eutanasiados (18) o Croama não lidera os números distritais, tendo os municípios de Leiria (27) e de Peniche (25) à frente.

Analisando estes resultados, há que realçar o número de animais esterilizados, que, no espaço de um ano, mais do que triplicou no concelho de Alcobaça: passou de 511 esterilizações, em 2022, para 1606, em 2023. Neste indicador, o Croama não só tem uma larga margem de intervenções relativamente aos outros centros do distrito, como também se posiciona em 4.º lugar a nível nacional, sendo apenas superado por Sintra (2.667), Ponta Delgada, Povoação e Vila Franca do Campo (2.191) e Vila Franca de Xira (1.944).
No que diz respeito aos restantes indicadores já enumerados e registados no ano de 2023, é possível concluir que o trabalho do Croama cresceu substancialmente, relativamente ao número de animais adotados (158 em 2022), administrados com a vacina antirrábica (529 em 2022) e identificados eletronicamente (405). Também o número de animas recolhidos e eutanasiados foi maior (316 e 16, em 2022, respetivamente.

Região de Cister - Assine já!

O Centro de Recolha Oficial (CRO) da Nazaré também registou um aumento da atividade, relativamente aos dados de 2022, tendo sido em 2023 recolhidos 171 animais, adotados 94, esterilizados 167 e 39 vacinados (nenhum animal eutanasiado e não foram recolhidas informações sobre animais eletronicamente identificados).


Por outro lado, o relatório indica que o número de animais recolhidos em Porto de Mós desceu de 252 para 143. No entanto, todos os outros números mostram o aumento da resposta do Centro de Recolha Oficial em 2023: 134 animais adotados, 174 esterilizados, três eutanasiados, 85 com a administração da vacina antirrábica e 185 “patudos” identificados eletronicamente.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Futsal: Tomás Silva e Rodrigo Monteiro vencem torneio internacional

O beneditense Tomás Silva (Sporting) e o pombalense Rodrigo Monteiro (CCRD Burinhosa) ajudaram a Seleção Nacional de sub-19...

A terceira idade aos olhos (da inocência) das crianças

O aluno mais velho da turma do 1.º ano da Escola Básica da Maiorga tem 7 anos. Ainda...

Maria Portugal Terracota dá forma a projeto “Malga de Siza”

“Malga de Siza” é um dos mais recentes projetos da Maria Portugal Terracota, em colaboração com a produtora...

Externato da Benedita pede mais apoios para projetos e requalificações

A celebração dos 60 anos do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), que juntou cerca de três centenas de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!