Segunda-feira, Novembro 3, 2025
Segunda-feira, Novembro 3, 2025

Cerâmica F. Santiago notabiliza-se na produção de tijolo há 79 anos

Data:

Partilhar artigo:

A indústria cerâmica mantém-se como uma das principais bases económicas da freguesia do Juncal. Embora menos expressiva em número de empresas face a outros tempos, a região continua a acolher entidades de excelência, como a Cerâmica F. Santiago, que desde 1946 se destaca na produção de tijolos e na inovação do setor.

Fundada por Fernando Santiago, que inicialmente conciliava esta atividade com a agricultura, a empresa rapidamente se dedicou exclusivamente à cerâmica, especializando-se no fabrico de tijolos, abobadilhas e telhas. Atualmente, o foco recai sobre o tijolo tradicional, que permanece o produto mais comercializado, enquanto os últimos cinco anos trouxeram uma aposta estratégica no tijolo térmico. Este produto, desenvolvido em parceria com entidades externas, combina inovação e tradição, garantindo um material robusto, eficiente em termos energéticos e sustentável, graças ao uso de biomassa no processo de queima e à utilização exclusiva de barro como matéria-prima.

Sediada em Albergaria, no Juncal, a Cerâmica F. Santiago registou uma faturação de 5,2 milhões de euros em 2023, de acordo com o ranking das 250 maiores empresas de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. Contando com 30 colaboradores, a empresa opera com uma capacidade de produção de 300 toneladas diárias, sete dias por semana. A distribuição, direcionada exclusivamente para o mercado interno, abrange maioritariamente a região entre Leiria e o Algarve, já que os custos logísticos tornam inviável a exportação. Como sublinha o administrador Pedro Santiago, o transporte pode representar até 40% do preço do tijolo, fator que compromete a competitividade internacional.

Região de Cister - Assine já!

A empresa beneficia de reservas próprias de argila, localizadas no norte do concelho de Alcobaça, com capacidade para sustentar a produção nos próximos 30 anos. Este recurso estratégico confere à operação estabilidade a longo prazo e assegura a manutenção dos elevados padrões de qualidade que caracterizam os seus produtos. 

Desde 2020, a Cerâmica F. Santiago tem investido significativamente na modernização dos equipamentos, na otimização dos processos produtivos e na melhoria das condições laborais. Para 2025, estão já previstos novos investimentos, com especial foco na eficiência energética e na contínua valorização do ambiente de trabalho, consolidando o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a excelência.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!