Domingo, Maio 24, 2026
Domingo, Maio 24, 2026

Cerâmica F. Santiago notabiliza-se na produção de tijolo há 79 anos

Data:

Partilhar artigo:

A indústria cerâmica mantém-se como uma das principais bases económicas da freguesia do Juncal. Embora menos expressiva em número de empresas face a outros tempos, a região continua a acolher entidades de excelência, como a Cerâmica F. Santiago, que desde 1946 se destaca na produção de tijolos e na inovação do setor.

Fundada por Fernando Santiago, que inicialmente conciliava esta atividade com a agricultura, a empresa rapidamente se dedicou exclusivamente à cerâmica, especializando-se no fabrico de tijolos, abobadilhas e telhas. Atualmente, o foco recai sobre o tijolo tradicional, que permanece o produto mais comercializado, enquanto os últimos cinco anos trouxeram uma aposta estratégica no tijolo térmico. Este produto, desenvolvido em parceria com entidades externas, combina inovação e tradição, garantindo um material robusto, eficiente em termos energéticos e sustentável, graças ao uso de biomassa no processo de queima e à utilização exclusiva de barro como matéria-prima.

Sediada em Albergaria, no Juncal, a Cerâmica F. Santiago registou uma faturação de 5,2 milhões de euros em 2023, de acordo com o ranking das 250 maiores empresas de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. Contando com 30 colaboradores, a empresa opera com uma capacidade de produção de 300 toneladas diárias, sete dias por semana. A distribuição, direcionada exclusivamente para o mercado interno, abrange maioritariamente a região entre Leiria e o Algarve, já que os custos logísticos tornam inviável a exportação. Como sublinha o administrador Pedro Santiago, o transporte pode representar até 40% do preço do tijolo, fator que compromete a competitividade internacional.

Região de Cister - Assine já!

A empresa beneficia de reservas próprias de argila, localizadas no norte do concelho de Alcobaça, com capacidade para sustentar a produção nos próximos 30 anos. Este recurso estratégico confere à operação estabilidade a longo prazo e assegura a manutenção dos elevados padrões de qualidade que caracterizam os seus produtos. 

Desde 2020, a Cerâmica F. Santiago tem investido significativamente na modernização dos equipamentos, na otimização dos processos produtivos e na melhoria das condições laborais. Para 2025, estão já previstos novos investimentos, com especial foco na eficiência energética e na contínua valorização do ambiente de trabalho, consolidando o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a excelência.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Vinhos da Quinta da Atela premiados a nível nacional e internacional

A Quinta da Atela, de Turquel, voltou a afirmar-se no setor vitivinícola ao conquistar três medalhas para vinhos...

Campanha de turismo interno lançada em Porto de Mós

O Turismo de Portugal lançou anteontem, no Castelo de Porto de Mós, a campanha “Não Procures Mais Longe....

Festas de Nossa Senhora da Nazaré regressam ao Terreiro do Sítio 26 anos depois

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré vão regressar à zona do Terreiro do Sítio e...

Famalicão terá unidade própria de Proteção Civil

Famalicão vai deixar de depender apenas da resposta municipal em situações de crise e passará a contar com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!