A CDP, estava interdita há mais de um ano devido ao risco de rutura do telhado e reabriu no passado dia 1 de fevereiro, depois de uma intervenção de 73 mil euros.
A edição digital é apenas para assinantes
Sábado marcou o arranque do Carnaval na vila de Pataias, com o primeiro baile a encher completamente o salão do clube. “O evento de sábado foi impulsionado pelo aparecimento do Grupo Cultura de Pataias, um grupo de jovens, amigos do clube, que já tinham participado em outros eventos no passado e que veio associar-se ao CDP”, explica o presidente da Direção, Telmo Moleiro.
“A sede está em estado de degradação total”, admite o diretor, salvaguardando que os espaços que não precisam de renovação são os bares interior e exterior. Entre as próximas prioridades para a sede da coletividade está a requalificação da cozinha e a construção de um novo palco. “São fundamentais estas obras para que o clube esteja em condições para abrir para os mais diversos eventos”, refere o dirigente, que ressalva, no entanto, que, por se tratar de intervenções de curta duração, é possível conciliar obras com a utilização do espaço.
É ainda necessária a pintura de todo o edifício, a requalificação da instalação elétrica e a construção de novas casas de banho para deficientes, que vão ser edificadas no local da antiga bilheteira, anuncia Telmo Moleiro. Numa fase posterior, a Direção pretende dotar a sede de balneários e casas de banho, “que permitam uma maior capacidade quando houver eventos e a prática de desportos de pavilhão”. A curto prazo serão ligados à rede pública os esgotos e as águas pluviais daquele que é um edifício com quase 60 anos.
“Paralelamente, temos o objetivo de criar as condições mínimas para a prática de futebol de formação no Campo da Floresta”, explica o diretor, referindo-se à necessidade de intervenção no relvado, iluminação e balneários.
Telmo Moleiro assume que decidiu candidatar-se, em julho de 2023, para garantir que era aplicada a verba já existente para substituir o telhado. “Era um autêntico bloqueio para qualquer evento, tendo em conta o risco de derrocada”, considera o presidente da Direção. Em julho haverá novo ato eleitoral e Telmo Moleiro admite que a sua equipa deverá apresentar lista.
O presidente do clube elogia o trabalho desenvolvido pelas formações de padel, atletismo e voleibol, esta última modalidade em que o CDP “tem tido excelentes resultados, mas também um importante papel na organização de torneios e eventos, não só na época desportiva, mas também no verão, com o voleibol de praia”.
Ainda com palco improvisado, o CDP volta a receber bailes nos próximos dias 1 e 3 de março, véspera dos desfiles do Carnaval de Pataias.