O Instituto Educativo de Juncal (IEJ) em articulação com os Bombeiros Voluntários do Juncal, desenvolveu, ao longo do primeiro semestre do corrente ano letivo, um projeto com o intuito de fazer ” diferença na educação e na segurança”, que envolveu alunos e pais.
Sendo parte integrante da oferta complementar, a iniciativa, que reuniu crianças do 3.ºano de escolaridade, proporcionou aos alunos “aprendizagens sobre primeiros socorros”, salientando “a importância de capacitar as novas gerações para lidar com situações de emergência e ensinar noções básicas de primeiros socorros”, de acordo com a informação divulgada pelo estabelecimento de ensino.
Durante as atividades apresentadas, “os bombeiros demonstraram técnicas simples, como agir em casos de ferimentos e hematomas, picadas e mordeduras, engasgamentos e traumatismos”, em que as crianças participaram ativamente, aprendendo por meio de exercícios práticos e dinâmicos que reforçam a importância de manter a calma em momentos críticos”.
Na mesma nota informativa, o IEJ salienta a importância da educação em primeiros socorros, componente que torna escola num “espaço de ensino prático que prepara os alunos para desafios da vida real”.
Recebida com entusiasmo pelos alunos, a experiencia nesta iniciativa também motivou a disseminação do conhecimento com as famílias.