O Centro Paroquial de Assistência Nossa Senhora D’Ajuda, localizado na Vestiaria, vai avançar com uma ampliação da creche para dar resposta às necessidades da comunidade.
A edição digital é apenas para assinantes
A empreitada está agora avaliada em 352 mil euros, estando o procedimento concursal aberto pela segunda vez. Aquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) pretende construir duas novas salas na zona de estacionamento, um lugar adjacente a espaços letivos já existentes.
“Este projeto de ampliação do nosso Centro vem na sequência de uma ausência de lugar para todas as crianças que temos no concelho. Temos centenas de crianças em lista de espera para creche neste momento e temos de dar resposta a todas”, começa por justificar o presidente da Direção do Centro Paroquial de Assistência Nossa Senhora D’Ajuda, que descreve o que está previsto ser feito.
“O que nos propomos é ampliar a componente da creche com duas salas com capacidade para 18 crianças cada uma, 36 no total, o que implicará a construção de um edifício novo no atual parque de estacionamento”, acrescenta Tiago Roque ao REGIÃO DE CISTER.
Além da construção de um novo edifício, está ainda prevista uma modernização do edifício já existente, com o objetivo de “melhorar a eficiência energética, a climatização e o conforto”, que envolve a substituição e a otimização de “janelas, caldeiras de água quente e uma parte da cobertura”, adianta o presidente da Direção da instituição. A obra tem um financiamento aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) correspondente ao montante de 198 mil euros.
A verba remanescente da obra será, ao que tudo indica, assegurada por outros apoios, nomeadamente da Câmara de Alcobaça, no entanto, os montantes destes contributos ainda não estão definidos. Em novembro do ano passado, a instituição já tinha aberto um concurso para dar seguimento à empreitada, mas acabou por ficar deserto, sem propostas de empreiteiros.
Com a nova publicação do procedimento concursal, o valor base para execução do projeto aumentou em 10%, pelo que a IPSS aguarda agora pelo término do prazo de apresentação de candidaturas (finda amanhã) e, consequentemente, pela adjudicação da empreitada, que terá um prazo de execução de 12 meses. O Centro Paroquial de Assistência Nossa Senhora D’Ajuda conta com um bloco infantil composto por um berçário que dá resposta a uma dezena de crianças, 16 na componente de creche, 22 a frequentar o ensino pré-escolar (dos três aos cinco anos) e 16 a integrar as atividades de tempos livres (ATL).
No que toca à faixa etária dos idosos, a instituição alberga cinco utentes no centro de dia e apoia 25 ao domicílio. De resto, a instituição emprega 22 colaboradores, entre as mais variadas funções, sendo que a expansão do serviço de creche levará à criação de cinco a seis postos de trabalho.