Entre hoje e o próximo sábado poderá trocar papel velho por plantas. A campanha de recolha de papel, dinamizada pela Câmara de Alcobaça, vai voltar a decorrer no Parque Verde, durante os três dias, no Mercado Municipal de Alcobaça, durante o dia de amanhã, e também nas Juntas do concelho, com datas pré-definidas.
“2 quilogramas de papel valem duas plantas, cinco quilos valem cinco plantas e 10 quilos permitem receber 10 plantas”, explica a missiva de apresentação da campanha, que já tem vindo a tornar-se habitual nos últimos anos. A campanha de troca de papel por plantas, realizada entre os passados dias 21 e 23 de março do ano passado, também por ocasião do Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água, permitiu recolher 8,24 toneladas de papel, naquela que foi a segunda maior angariação desde 2017 (8,74 toneladas), sendo também a segunda maior recolha desde o início do projeto, que se realizou em 2010.
A iniciativa tem como principal objetivo difundir as boas práticas ambientais, a reciclagem e a valorização do ambiente, contando com a participação das juntas de freguesias do concelho, que aderem ao projeto e disponibilizam-se para serem também elas pontos de troca.
A iniciativa ambiental está integrada na campanha “Dias +Verdes”, demonstrando a aposta que tem sido efetuada nesta temática.
Em 2023, últimos dados disponibilizados, o Município de Alcobaça foi a segunda autarquia que mais investiu entre os 12 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste. “São valores significativos e demonstram de uma forma muito clara a nossa preocupação com a sustentabilidade ambiental e a preservação do nosso património natural. Este é, sobretudo, um trabalho de continuidade e de persistência que iremos manter”, sublinhou à data o presidente da Câmara, em comunicado.
Comparando os dados relativos à última década, houve um significativo aumento da despesa municipal com ambiente. Se em 2013 a despesa registada foi de 3,24 milhões, uma década depois o investimento foi de 6,1 milhões, número que cresceu substancialmente de 2020 para 2021, no qual passou de 3,9 milhões para 5,1 milhões.
Durante os próximos dias, a Câmara, em parceria com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra (Centro de Interpretação e Educação Ambiental do concelho de Alcobaça), preparou ainda um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar e ao público em geral, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de mudar comportamentos em relação ao ambiente, ensinando valores como a sustentabilidade, a conservação da natureza e a proteção animal, aliadas à saúde e ao bem-estar.
Estão previstas “aventuras verdes”, “pequenos jardineiros”, “à descoberta da natureza” para a comunidade escolar. A caminhada noturna (dia 21 de março às 21 horas, com partida na Estufa 2 do Parque Verde), a campanha de troca de papel, uma atividade dedicada à água, um treino de condição física e “a hora do planeta” são algumas das iniciativas preparadas pelo Município para o público em geral.