Após um ano de encerramento ao público, o emblemático restaurante Marcampo, localizado na Rua 25 de Abril, em Alfeizerão, reabriu agora com nova gerência. Ana Luz e Pedro Lourenço são os novos rostos à frente do estabelecimento e têm como objetivo continuar o legado construído ao longo de mais de 20 anos.
O nome Marcampo, conhecido por todos em Alfeizerão, foi mantido pelos novos responsáveis. “Faz parte do património desta terra e por isso é que optámos por não alterar o nome. Mantivemos Marcampo porque esta casa é e será para sempre assim reconhecida pela população”, afirmou Ana Luz ao REGIÃO DE CISTER.
Foi precisamente a comunidade local que deu alento aos novos gestores para “devolverem” o restaurante à vila. “Diziam-nos que fazia falta aqui um local como este para não deixar morrer a terra”, conta a comerciante.
Ana Luz e Pedro Lourenço têm um trajeto profissional em áreas distintas da restauração, mas em comum existe a vontade de colocar na “estrada” um projeto ligado à gastronomia pela paixão que sempre tiveram pelo setor. “Vimos de ofícios muito ligados ao contacto com o público e isso tem sido uma mais valia. Sempre quis ter um espaço aberto ao público para cozinhar e decidimos erguer este sonho comum”, disse a também cozinheira do Marcampo, que se dedica especialmente às diárias durante a semana, com um prato de peixe, outro de carne e uma opção para vegetarianos.
Com exceção da terça-feira, dia de descanso, o restaurante está aberto todos os dias úteis, das 7 às 22 horas ou 23 horas. São também servidos pequenos almoços da parte da manhã e os petiscos são a joia da coroa na parte da tarde. Ao fim de semana, o horário de encerramento pode estender-se um pouco mais. Já os pratos de sábado e domingo são distintos das diárias e incluem especialidades como Bacalhau com Broa, Bife à Marcampo e Massinha de Navalheira.
Questionada sobre os pontos fortes do restaurante após a reabertura, Ana Luz enumera o “ambiente muito familiar”, com um espaço preparado para receber famílias numerosas, a “localização geográfica”, perto da Praia de São Martinho do Porto e bons acessos nas redondezas e as “condições do espaço”, nomeadamente a luminosidade.