A edição digital é apenas para assinantes
O Município da Nazaré foi distinguido com o 2.º posto no desafio “Muros com Vida”, relativo ao ano letivo que findou.
A iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), no âmbito do Programa Eco-Escolas, contou com a participação de 231 trabalhos, de 70 municípios. Apenas o Município de Soure conseguiu superar o Município da Nazaré. “As escolas do concelho participaram com a pintura de cinco murais inspirados nos temas ‘O Mar Começa Aqui’ e ‘Muros com Vida’, representando os ecossistemas locais e promovendo a valorização da biodiversidade, com criatividade e rigor científico”, começa por explicar a autarquia, que detalha também a metodologia de avaliação das entidades participantes. “As escolas premiadas foram selecionadas pelo júri com base na qualidade artística, no conhecimento demonstrado sobre a biodiversidade — com enfoque na preservação e regeneração — e na representação dos ecossistemas, naturais e artificiais, do território local”, lê-se também no comunicado emitido.
Relativamente aos motivos que fizeram sobressair a Nazaré no desafio, o apoio às escolas com recursos materiais e humanos, o acompanhamento das pinturas, a motivação na participação de atividades e a organização de dinâmicas foram alguns aspetos em que a autarquia se notabilizou.
“A Câmara Municipal apoiou ativamente esta iniciativa, fornecendo às cinco escolas participantes materiais essenciais para a concretização dos murais, como tintas, pincéis e outros utensílios necessários. A nível de recursos humanos, a intervenção municipal ocorreu apenas quando estritamente necessária”, descreveu o Município da Nazaré no que concerne ao apoio com recursos humanos e materiais. A promoção de projetos como +Mar e Oceano Azul e o reforço de abordagens temáticas ambientais que envolvem a comunidade educativa, frisando a importância da água, o ciclo hidrológico, os ecossistemas marinhos e os impactos da poluição, são também mencionadas na memória descritiva do desafio “Muros com Vida”.
Além disso, ao longo do ano letivo a autarquia promoveu “ações de sensibilização junto de todas as escolas”, tal como atividades práticas, que envolveram “limpezas de praia, eco-trilhos, ações de reflorestação e iniciativas dedicadas à biodiversidade terrestre e marinha”, tarefas que também foram tidas em conta pelo júri.No desafio “Muros com Vida”, o Município de Cantanhede fechou o pódio, sendo que também foram distinguidas com menção honrosa as autarquias de Torres Novas e Ovar.
A entrega oficial dos prémios vai decorrer no dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas (próximo dia 23 de outubro), que vai ter lugar em Paredes, numa cerimónia de dimensão nacional.