Quarta-feira, Novembro 5, 2025
Quarta-feira, Novembro 5, 2025

Ana Moreira é marca de referência na moda

Data:

Partilhar artigo:

Trapilho, botões, pedras ou até grão e feijão… quase tudo serve de matéria-prima a Ana Moreira, que dá rosto à marca de bijutaria e acessórios com o seu nome e que já é uma referência no mundo da moda.

Trapilho, botões, pedras ou até grão e feijão… quase tudo serve de matéria-prima a Ana Moreira, que dá rosto à marca de bijutaria e acessórios com o seu nome e que já é uma referência no mundo da moda.
Licenciada em Escultura e pós-graduada em Joalharia, Ana Moreira sempre se interessou por acessórios e bijutarias. “Ainda a estudar fiz uma feira com amigos para perceber a viabilidade do que tinha em mente. Achei que os custos iriam pagar, mas tiveram de existir diretas para no dia seguinte haver peças para vender”, recorda a jovem, de 28 anos, que não vendeu nem uma, nem duas peças… mas dezenas delas. O trapilho que descobriu na loja do Joaquim Gordo, em Pataias, permitiu-lhe dar asas à imaginação e à criatividade, valendo-lhe o reconhecimento do seu trabalho pela revista Happy, que a partir daí foi publicando diversas peças de moda assinadas por Ana Moreira, que já chegaram até à ModaLisboa.
E se tiver por casa colares que já não usa é bem provável que Ana Moreira os transforme numa peça de arte. “A ideia é transportar materiais comuns para outra dimensão”, conta a empreendedora no seu atelier, acreditando que as peças são um novo estilo de joalharia. 
Além dos portugueses, também os espanhóis, os franceses e aos australianos já se renderam às obras de arte de Ana Moreira, sejam bandeletes, pulseiras, pregadeiras ou colares. 
A artista está a preparar a nova coleção primavera-verão, “em que existe uma forte ligação entre a escultura e a joalharia”. Por enquanto, a marca só conta com Ana Moreira, mas “em breve serão mais pessoas”. E há sempre inspiração? “Quando me faltam as ideias vou viajar, vou ao cinema ou ao teatro”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!