Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Alcobaça está entre os municípios menos transparentes

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça ocupa o 229.º lugar entre 308 municípios portugueses no ranking do Índice de Transparência Municipal (IT M), enquanto a Nazaré surge nesta lista na 26.ª posição. 

Alcobaça ocupa o 229.º lugar entre 308 municípios portugueses no ranking do Índice de Transparência Municipal (IT M), enquanto a Nazaré surge nesta lista na 26.ª posição.

No distrito de Leiria, a Batalha é considerado o município mais transparente, ocupando o 3.º lugar a nível nacional, seguido de Pombal, que ficou situado na 10.ª posição.

Região de Cister - Assine Já!

Os dados, divulgados esta semana pela Concelhia de Alcobaça do PS, são da responsabilidade da Transparência e Integridade Associação Cívica (TIA C) e relativos a 2013.

O resultado final desta análise foi o desenvolvimento de um índice construído por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Planeamento; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.

Alcobaça foi avaliada com um IT M de 27 pontos, ficando englobada num nível considerado “insuficiente”, enquanto a Nazaré recebeu uma avaliação de 46 pontos, considerada “aceitável”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!