Quarta-feira, Abril 30, 2025
Quarta-feira, Abril 30, 2025

Deputados do PS questionam Governo sobre Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria questionaram o Governo sobre o que classificam de “polémica entre a Igreja e o Estado” em torno do Mosteiro de Alcobaça. Em causa está a colocação de uma porta de vidro na entrada da Capela do Senhor dos Passos, intenção da Paróquia de Alcobaça, e que vai contra a vontade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e da atual direção do monumento.

Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria questionaram o Governo sobre o que classificam de “polémica entre a Igreja e o Estado” em torno do Mosteiro de Alcobaça. Em causa está a colocação de uma porta de vidro na entrada da Capela do Senhor dos Passos, intenção da Paróquia de Alcobaça, e que vai contra a vontade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e da atual direção do monumento.

A paróquia informou os serviços competentes do Estado da intenção de colocar uma porta de vidro, com um impacto visual “mínimo”, na entrada da Capela do Senhor dos Passos, de acesso exclusivo à Igreja Católica, que viria a ser retirada.

Região de Cister - Assine já!

Esta situação já levou ao aparecimento da petição pública “Mosteiro de Alcobaça: Para o respeito da igreja pelo Estado”, que invoca a concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa de 2004 e exige a defesa do que entende ser “o seu Mosteiro, a sua Igreja e os seus espaços sagrados”. Para os requerentes, esta decisão não pode ser aceite e exigem que a porta de vidro seja reposta.

Numa pergunta dirigida ao Ministério da Cultura, os deputados socialistas questionatam se a tutela tem “conhecimento da existência desta petição e da enorme repercussão social que a decisão contra está a produzir na comunidade local, estando a ser percebida como uma afronta à paróquia e à população de Alcobaça”.

Os deputados José Miguel Medeiros, António Sales e Odete João perguntam, também, “que medidas tenciona o Ministério da Cultura adotar, no curto prazo, para repor o normal relacionamento com a paróquia e ultrapassar a atual situação”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!