Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Alunos do Centro Escolar da Benedita dão forma ao barro em ateliê

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Escolar da Benedita abriu portas ao “Ateliê do Barro”. Do ensino pré-escolar ao 4.º ano, todos os alunos tiveram oportunidade de por as mãos na massa e dar asas à imaginação com a ajuda da artesã Lúcia Duarte. 

Crianças, barro, materiais… ação! O Centro Escolar da Benedita abriu portas ao “Ateliê do Barro”. Do ensino pré-escolar ao 4.º ano, todos os alunos tiveram oportunidade de por as mãos na massa e dar asas à imaginação, em dois workshops, com a ajuda da artesã Lúcia Duarte. 

Esta segunda-feira acontece última sessão do Ateliê do Barro, com a artesã a trazer até ao Centro Escolar várias peças realizadas por si ao longo dos anos.

Prevista no Plano de Atividades do Centro Escolar, a iniciativa, realizada fora do tradicional contexto de sala de aula, pretendia que os alunos trabalhassem a temática do ecoturismo, através do manusear da arte plástica.

“Tendo em conta o tema central, nada melhor do que trabalhá-lo através do barro e com quem o domina”, adiantou a coordenadora daquele estabelecimento escolar, Liliana Sousa.

Durante as duas sessões do ateliê trabalharam-se os símbolos tradicionais locais, relacionados com o turismo. Previamente, em sala de aula, os alunos tiveram liberdade para imaginar as peças a que queriam dar corpo.

“É também uma forma das crianças darem mais valor ao artesanato e poderem ter novas experiências com o barro, promovendo uma maior sensibilidade artística”, explicou a professora, acrescentando que, assim “os mais novos passam a valorizar a dificuldade da construção de uma peça de raiz, bem como a compreender melhor a linha que separa a imaginação do trabalho real”. A matéria-prima foi trazida de  Aljubarrota por Lúcia Duarte.

O entusiasmo das crianças foi moldado em cada peça aprimorada que realizaram. No final do dia, as “obras” ficam a secar na sala de aula, devidamente identificadas, para quando (finalmente) secas, cada “artista” levar a sua para casa.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!