Sábado, Setembro 21, 2024
Sábado, Setembro 21, 2024

Mauriscava é a única empresa “gazela” 2017 da região

Data:

Partilhar artigo:

A Mauriscava – Muros e Terraplanagens, Unipessoal, Lda, sediada em Turquel, é a única empresa dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré que consta na lista de 82 empresas “gazela” 2017 da região Centro, divulgada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A Mauriscava – Muros e Terraplanagens, Unipessoal, Lda, sediada em Turquel, é a única empresa dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré que consta na lista de 82 empresas “gazela” 2017 da região Centro, divulgada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O conceito assumido internacionalmente corresponde a empresas jovens, com ritmos de crescimento muito elevados e com uma criação de postos de trabalho muito significativa. Cumulativamente, as empresas gazela do ano de 2017 apresentaram crescimentos do volume de negócios superiores a 20% ao ano em 2014, 2015 e 2016; nasceram a partir de 2008 e possuem a sua sede na região Centro, empregavam pelo menos 10 trabalhadores em 2016 e possuíam faturação igual ou superior a 500 mil euros.

Região de Cister - Assine Já!

A Mauriscava, criada há oito anos, duplicou o número de postos de trabalho e o volume de negócios entre 2016 e 2017. “A empresa tem crescido de ano para ano, fruto da necessidade do mercado e do aumento de trabalho”, reconhece ao REGIÃO DE CISTER Paulo Maurício, administrador da empresa gazela 2017. Atualmente, a empresa, que desenvolve a sua atividade na preparação dos locais de construção, emprega 25 colaboradores.

Coimbra e Torres Vedras são os concelhos com mais empresas gazela (sete). Viseu tem seis, Marinha Grande quatro, Águeda, Castelo Branco, Leiria, Mangualde, Ovar e Torres Novas três cada. Em termos comparativos, o número de empresas gazela identificadas na região Centro diminuiu ligeiramente (-5,7%) face ao ano de 2016, passando de 87 para 82 empresas. A maioria (87%) das gazelas são micro ou pequenas empresas.

O volume de negócios das empresas Gazela 2017 da região Centro cresceu de forma significativa (363%) entre 2013 e 2016, “comprovando que, mesmo em anos de maiores constrangimentos, estas empresas conseguem continuar a expandir as suas atividades, pois faturaram 55 milhões de euros em 2013 e 256 milhões de euros em 2016”, lê-se no comunicado enviado pela CCDRC, que pelo sexto ano consecutivo faz este apuramento. Estas empresas “quase triplicaram a quantidade de pessoas ao serviço entre 2013 e 2016, passando de um volume de emprego de 1.178 trabalhadores para 3.090 trabalhadores”. As exportações somavam cerca de 82 milhões de euros, o que representa 32% do volume de negócios. Um quarto destas empresas desenvolve as suas atividades na indústria transformadora e, em conjunto com as atividades do comércio (19,5%) e a construção (14,6%), representam cerca de 60% das empresas gazela da região.

AD Footer

Artigos Relacionados

Piscinas municipais do concelho de Alcobaça praticam preços distintos

Haverá poucos concelhos no País com três piscinas municipais, como acontece com Alcobaça, que tem equipamentos na cidade,...

Incêndio deflagrou na cobertura de um edifício em reconstrução em Alcobaça

Um incêndio deflagrou na cobertura de um prédio em reconstrução na Avenida João de Deus, em Alcobaça, ...

Câmara e Confraria estudam relocalização das Festas do Sítio

Depois de mais uma edição menos bem sucedida das Festas do Sítio, no Parque Atlântico, o presidente da...

Exposições marcam abertura do 27.º Festival “Marionetas na Cidade”

As marionetas estão quase a chegar a Alcobaça. Ao longo de seis dias, o Festival “Marionetas na Cidade”...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!