Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Obra na VCI gera discórdia na Câmara de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

A construção do posto de abastecimento da BP, primeiro projeto a instalar-se no futuro Retail Park da Nova Alcobaça, está a ser motivo de discórdia entre oposição e maioria no executivo municipal e também de críticas por parte da comunidade, que fez chegar preocupações aos Paços do Concelho.

A construção do posto de abastecimento da BP, primeiro projeto a instalar-se no futuro Retail Park da Nova Alcobaça, está a ser motivo de discórdia entre oposição e maioria no executivo municipal e também de críticas por parte da comunidade, que fez chegar preocupações aos Paços do Concelho. Em causa está o facto da saída do posto de combustíveis vir a ser feita diretamente para a Via de Cintura Interna (VCI) de Alcobaça.

O tema foi levado a debate pelo vereador Carlos Bonifácio, no âmbito da reunião pública de Câmara realizada a 14 de fevereiro. De acordo com o vereador do CDS-PP, a autarquia está a cometer “um erro gravíssimo” ao criar acessos diretos para a VCI, estando, deste modo, sujeita a ser acusada de favoritismos”. “Outras entidades, como o Pingo Doce, solicitaram o acesso direto à variante e este foi negado. Agora voltamos atrás com a nossa palavra para fazer a vontade de um proprietário? E os outros, como se sentem?”, questionou. De acordo com Carlos Bonifácio, o projeto inicial da VCI incluía a construção de vias laterais para impedir o acesso direto ao troço, razão pela qual foi criada a Avenida Associação Alcobacense de Farmingville. “Este foi um princípio definido desde o primeiro momento e nem vou apontar as questões óbvias de segurança que estão inerentes a esta medida inaceitável. Esta ação revela um planeamento vergonhoso por parte da Câmara”, argumentou o vereador, para quem “a rotunda ali instalada se vai tornar inútil se os acessos passarem a ser diretos”.

Região de Cister - Assine Já!

Perante as acusações, o arquiteto Manuel Ferro assegurou que o projeto está “totalmente legal” e que já havia sido apresentado junto do executivo, não se tendo verificado quaisquer problemas. “O projeto foi tornado público e não está a ser cometida nenhuma ilegalidade. Naquela zona nunca houve proibição de realizar acessos diretos à via. O Pingo Doce optou por não o fazer, mas nunca foi impedido pela Câmara”, sublinhou o técnico municipal. 

A discussão subiu de tom com o vereador do CDS-PP a colocar  em causa a “seriedade da Câmara no que toca ao planeamento”. “Estamos a abrir precedentes e a falhar com a palavra. Uma instituição séria não pode proceder desta forma. Peço que pensem no princípio de equidade que está a ser violado”, alertou o antigo “vice” de Gonçalves Sapinho.

Para o presidente da Câmara, a “questão seria realmente grave caso existisse ilegalidade”, mas para Paulo Inácio o executivo está “sensível” perante “os cidadãos que se possam sentir melindrados”. “Na minha opinião, a VCI, que é um importante investimento, deveria ter sido uma avenida. Contudo, o acesso direto à via não visa beneficiar ninguém e a lei comprova que não estamos perante uma ilegalidade”, assegurou o social-democrata, afirmando não “ter conhecimento do acordo feito entre o anterior executivo [de que fazia parte Carlos Bonifácio] e os proprietários no que toca aos acessos”. 

Também um grupo de alcobacenses fez chegar à Câmara, através de emails, algumas preocupações quanto à empreitada, que descreve de “aberração” técnica. “A saída vai criar atrito numa zona sensível, uma vez que vai reunir, em poucos metros uma rotunda, passadeiras e peões. Embora seja um troço onde os automóveis devem circular a 50 km/h, sabemos que essa não é a realidade”, declarou o porta-voz do grupo ao REGIÃO DE CISTER, criticando a criação de um negócio “que não é de máxima pertinência para a cidade”, visto que existem várias bombas em Alcobaça, podendo dali “resultar na perda de vidas e de sérios danos materiais”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!