A Associação Nazaré Marés de Maio defende que a Avenida da República, na Nazaré, mais conhecida como Marginal, passe a chamar-se Avenida da República Mário Soares.
A proposta visa homenagear, de forma póstuma, o antigo Presidente da República e primeiro-ministro “pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho da Nazaré”, em especial pelo empenho como primeiro-ministro na concretização “do maior investimento feito desde o 25 de Abril de 1974 no município da Nazaré – o Porto de Abrigo”, que completou em setembro 40 anos.
A proposta de homenagem, para ser concretizada em 2024, ano do centenário do nascimento de Mário Soares, é feita em nome da população do concelho e reconhece a “dívida de gratidão” para com “o grande estadista e republicano”.
No documento, que circula em forma de abaixo-assinado para entregar ao executivo camarário, é recordado que em 1983 a Câmara da Nazaré quis homenagear Mário Soares, dando o seu nome a uma das principais avenidas do concelho, mas o distinguido não quis.
“Recusou expressamente, já que, para ele, enquanto fosse vivo, não buscaria tal honraria”.