O projeto “Velhos Amigos”, da Associação de Cooperação para o Desenvolvimento (Atlas – People Like Us), quer prestar auxílio a um maior número de idosos que vivem num contexto de isolamento social e com carências económicas, no concelho de Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A coordenadora da organização assume que é difícil ter conhecimento de todos os idosos que necessitam de apoio e deixa um apelo. “Se alguém tiver conhecimento de algum idoso numa situação de solidão e isolamento basta entrar em contacto com a equipa técnica da Atlas, que fará a devida avaliação e enquadramento no projeto”, disse ao REGIÃO DE CISTER.
Atualmente, o projeto “Velhos Amigos” tem seis beneficiários em todo o concelho: dois na freguesia do Vimeiro, dois na da Cela e dois em Aljubarrota, com idades compreendidas entre os 67 e os 86 anos. Ainda assim, Margarida Vinagre não tem dúvidas de que existam no concelho “muito mais idosos com dificuldades que necessitem de ajuda”.
Em Alcobaça, a associação solidária conta com 26 voluntários que se organizam para oferecer melhores condições a estas seis pessoas. Cada voluntário apenas necessita de dispor entre duas a três horas de um sábado por mês.
A dirigente realça a solidariedade da equipa que a acompanha, reforçando que aquelas pessoas são essenciais para aumentar em quantidade e qualidade a resposta social do projeto. “Os voluntários são muito importantes pelo contributo que dão e por uma questão geográfica, isto porque nos permitem gerir melhor os meios que temos disponíveis, da forma mais eficiente possível”, elucida a analista no ramo farmacêutico.
As dimensões do concelho de Alcobaça complicam o trabalho da equipa coordenada por Margarida Vinagre e motivam alguns esforços na logística do grupo de voluntários. “Alguns dos nossos membros necessitam de percorrer uma distância considerável para ir buscar a comida aos restaurantes e entregá-la aos beneficiários. Falamos de uma grande área que é necessário abranger, sendo um objetivo constituir mais equipas para o Norte e Sul de Alcobaça, porque existe muito trabalho pela frente em alguns pontos do território”, explica a coordenadora, acrescentando que “decorre uma fase de recrutamento de novos voluntários que se queiram juntar à causa”.
O projeto “Velhos Amigos” é desenvolvido em parceria com três restaurantes da Benedita (O Bigodes, Simplesmente by Sílvia e a Churrasqueira Caldeira), estes que disponibilizam refeições gratuitas para os idosos. O transporte das mesmas é feito posteriormente pelos voluntários. Em dias de passeio, a Benecar cede carrinhas para facilitar as deslocações.
A Atlas foi criada em 2008, em Coimbra, mas as suas valências estendem-se atualmente a Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Pombal. No concelho, a organização opera em Alcobaça, Benedita, Turquel, Évora de Alcobaça e Aljubarrota. Mais do que a oferta de refeições e a ajuda com burocracias, Margarida Vinagre destaca os momentos de interação com os idosos. “A nossa companhia é o ponto alto da semana destas pessoas. Elas precisam de alguém que ouça as suas histórias e que lhes dê valor”, finaliza.