A tradição vai voltar a cumprir-se em Mira de Aire. No próximo dia 20, a comunidade sai à rua para cantar as Janeiras e dar continuidade a um ritual que tem passado de geração em geração.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Depois da missa do final da tarde, a população reúne-se no Largo da Igreja Matriz para dar início a um circuito que percorre a vila, rumo ao Covão da Carvalha, passando depois pelos restantes lugares da freguesia. O Abrigo Familiar Casa S. José, o quartel dos Bombeiros ou o Largo Nossa Senhora da Boa Morte são alguns dos pontos de paragem. Em cada local são cantadas as Janeiras e, de seguida, degustam-se as tradicionais castanhas, as nozes, as maçãs, o chouriço e as morcelas.
“Queremos dar continuidade a esta tradição que é tão importante para a nossa população”, sublinha Vilma Januário, membro dos Quarentões de 1984, comissão de festas responsável pela organização deste ano das festividades em honra de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Mira de Aire que têm início com o cantar das Janeiras.
“O nosso grupo tem apenas cerca de cinco pessoas a viver em Mira de Aire, sendo que a organização dos eventos será bastante desafiante. No entanto, vamos fazer de tudo para manter todas as iniciativas ao longo do ano”, acrescenta, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Outro dos momentos altos das celebrações anuais é o acender da fogueira, na véspera de Natal, no Largo da Igreja Matriz. Com cerca de mil pessoas a participar, a última edição superou todas as expetativas.
“O balanço foi extremamente positivo, com muita adesão por parte da população, tendo ultrapassado o ano anterior”, destaca Susana Reis, que intregou o grupo de Quarentões do ano passado.
Tal como manda a tradição, o grupo de mirenses que completa 40 anos nesse ano civil é aquele que organiza as Festas em Honra de Nossa Senhora do Amparo. A primeira festa organizada pelos Quarentões foi há 41 anos. Nos primeiros anos, apenas a realização da festa de Natal era da sua responsabilidade, mas atualmente o grupo é também responsável pela dinamização de diversos eventos ao longo do ano, como é o caso do baile de Carnaval, da celebração do Dia Internacional da Mulher, do “Almoço da Morcela”, entre tantas outras iniciativas.
Esta é uma tradição que veio para ficar e que tem conquistado cada vez a população mais jovem.