O patriotismo está bem patente na vida de Diogo Dias, ou não fosse ele primeiro-sargento da Força Aérea Portuguesa. No entanto, a partir de amanhã, o nazareno vai estar a representar Portugal, mas com uma “missão” bem diferente. O guarda-redes, de 28 anos, prepara-se para cumprir a estreia num Campeonato do Mundo de futebol de praia, e, ao REGIÃO DE CISTER, sublinhou estar a viver um dos “melhores momentos” da sua vida.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“A nível desportivo, estou a viver o momento mais alto da minha carreira, sem sombra para dúvidas”, atirou de imediato o guarda-redes do Sótão, que fez também a estreia recentemente no campo da paternidade.
E foi precisamente o filho Francisco, de três meses, que o fez arrepiar quando viu pela televisão o seu nome ser anunciado na lista de convocados”. “Arrepiei-me de uma forma inexplicável. Sem ter dito nada, disse-me tudo”, relatou Diogo Dias que, neste momento de concretização pessoal, não esqueceu a esposa e os pais nesta caminhada que agora atinge um dos pontos mais altos.
O Mundial vai realizar-se entre hoje e o próximo dia 25, no Dubai (Emirados Árabes Unidos), sendo que Portugal está inserido no grupo D, no qual se estreia amanhã (13 horas), diante da seleção do México. Segue-se o duelo sempre escaldante com o Brasil (domingo, 17 horas) antes do último encontro do grupo, que será frente à congénere da Omã (terça-feira, 13 horas).
Trata-se de um troféu que Portugal quer reconquistar – foge desde 2019, quando a equipa das quinas o ergueu no Paraguai – e para o qual Diogo Dias quer (muito) contribuir. “Estou pronto para todos os cenários. Seja ele ser primeira opção ou ser terceira (há três guarda-redes na lista de convocados), analisou, deixando um reparo: “quero ajudar a nivelar os guarda-redes por cima. Que, quem veja o terceiro guarda-redes na bancada, reconheça a qualidade existente na baliza portuguesa para conseguir deixar de fora um guarda-redes que poderia perfeitamente ser titular”, explicou o nazareno, sucessor de João Carlos Delgado, o último guarda-redes nazareno a representar a equipa das quinas no mais alto patamar da modalidade. O agora treinador fê-lo em 2011, em Itália, numa equipa em que figuravam, entre outros, Jordan Santos, Duarte Vivo, Lúcio Carmo, Bruno Novo e Rui Coimbra.
Relativamente a Diogo Dias, estreante numa prova onde estarão também os conterrâneos Jordan Santos e Rúben Brilhante, assim como o colega de equipa Bernas Lopes, o desejo é trazer “o título” para Portugal. O que tornaria, de facto, este momento da sua vida ainda mais memorável. E já com o pequeno Francisco a apoiar.
Nazaré com marca forte na equipa das quinas
Não restam dúvidas de que a Nazaré é o epicentro do futebol de praia em Portugal e prova disso é o facto de o concelho ter quatro representantes a disputar a mais importante prova de seleções do mundo. É que, além de Diogo Dias, também Jordan Santos e Bernardo Lopes (leiriense e jogador do Sótão) e Rúben Brilhante (Sp. Braga) figuram entre os eleitos do selecionador Mário Narciso.
Jordan Santos, cujo regresso ao Sótão foi oficializado nas últimas semanas, prepara-se para disputar o quinto mundial da carreira, ao passo que Rúben Brilhante vai jogar entre a elite mundial pela terceira vez. Por seu turno, o leiriense Bernardo Lopes, que alinha com as cores do Sótão, vai também estrear-se num campeonato do Mundo.