Depois de ter trazido a Alcobaça, há um ano, o espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (Brasil) regressa à região com a mesma produção e uma nova proposta, no âmbito de uma turné que passa pelo centro e sul do País.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na Nazaré, o bailado centrado na vida e na obra da poetisa brasileira Cora Coralina, dirigido por Fran Mello, vai ser apresentado no próximo dia 21, no Cineteatro, às 21:30 horas.
De acordo com a companhia de ballet, o diretor artístico procurou “correlacionar a escrita de Cora, os seus ímpetos e necessidades em escrever, com a dos corpos dos bailarinos ao ler (ou ouvir) seus poemas”.
A dramaturgia de “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina” foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire com o intuito de “replicar a vida simples de Cora” e “reconhecer a sua potência como uma mulher à frente do seu tempo”.
A Alcobaça, a companhia brasileira regressa já no próximo sábado, para dar a conhecer a nova produção, no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, às 21:30 horas. “Presenças na Ausência, uma criação da coreógrafa do Rio de Janeiro Esther Weitzman, propõe “um olhar reflexivo sobre o ciclo do modernismo, assim como acontecimentos da atual história brasileira e o passado recente. Em palco, renomados bailarinos “dançam a inquietude e as incertezas pertinentes da contemporaneidade, ao som de músicas de norte a sul do seu país de origem, “expondo no corpo as marcas e as memórias de um Brasil cheio de matizes”, adianta a companhia.
Na reta final do espetáculo, é possível experienciar uma “catarse artística” que convida a uma “renovação da crença na arte, na cultura e na força”.