O espaço cultural Baú das Memórias, em Alfeizerão, vai exibir, a partir do dia 8 do próximo mês, a exposição fotográfica “Diante do Tempo”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A primeira mostra individual de fotografia de Ângelo Pacheco reúne 13 imagens captadas entre 2002 e 2010 em locais que marcaram o percurso individual do fotógrafo, como Alcácer do Sal, a sua terra natal, Caldas da Rainha, cidade onde concluiu os estudos universitários, ou Birmingham (Inglaterra), local onde realizou Erasmus.
“Como o nome indica, estamos perante fotografias sobre um tempo que passou em que algumas irão servir de mote para trabalhos documentais futuros, como o evento Caldas Late Night e uma série sobre arte e artistas que já me encontro a desenvolver”, sublinha o artista, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“A maior parte das fotografias é realizada de noite, uma vez que me interessa o lado misterioso oferecido pela arquitetura da cidade, assim como as ambiências e o suspense criados quer pela presença, quer pela ausência do ser humano”, acrescenta o fotógrafo que escolheu a cidade de Alcobaça para viver há cerca de uma década.
Patente no espaço museológico até ao dia 28 do próximo mês, “Diante do Tempo” convida, assim, o visitante a observar aquilo que “não é assim tão óbvio”, através da “inquietude noturna nas imagens”.
Licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria, Ângelo Pacheco tem participado, desde 2006, em diversas exposições individuais e coletivas em diversos suportes, como a pintura e a serigrafia, além da fotografia.
A sua primeira aproximação à fotografia analógica aconteceu durante o Ensino Secundário em Artes e Ofícios em Alcácer do Sal.