A bola vai voltar a rolar na Divisão de Honra este sábado, com o Caldas B a receber o U. Serra na ronda inaugural, numa época em que o Nazarenos assume-se como um dos principais candidatos ao título e em que Beneditense, Ginásio e Portomosense são candidatos a realizarem temporadas bastante interessantes.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Em 2024/2025, a chamada região de Cister perdeu também expressão depois da queda do Alq. Serra à 1.ª Divisão distrital. Há duas épocas, os três concelhos tinham seis representantes, número que desceu devido às despromoções dos alqueidoenses e do Mirense, em 2022/2023. Mas, vamos por partes.
O Nazarenos, que continua a ser comandado pelo técnico Filipe Faria, manteve a espinha dorsal da temporada passada, acrescentando-lhe contratações cirúrgicas (e valiosas): Mocheco, na baliza, e Alexandre Cruz (ambos ex-Sp. Pombal), assim como Nuno Joaquim e André Augusto (ambos ex-Marrazes) são alguns dos principais reforços do plantel que tem os títulos como objetivos.
Por outro lado, Beneditense, Ginásio e Portomosense também procuram brilhar, ainda que as aspirações, fruto do desempenho das últimas épocas, sejam mais contidas.
Relativamente à 1.ª jornada, destaque para o facto de os quatro representantes da região de CIster iniciarem o campeonato diante dos adeptos. Ginásio e Beneditense recebem o Alegre e Unido e o Marrazes, respetivamente, ao passo que o Nazarenos e o Portomosense são anfitriões do Motor Clube e do Bombarralense, respetivamente.
À ronda 9, disputa-se o sempre escaldante clássico entre Nazarenos e Ginásio, na Nazaré, numa jornada que antecede precisamente a receção dos azuis ao Portomosense.
No entanto, os ginasistas visitam o terreno do Beneditense logo depois – num duelo que marca o reencontro do técnico Leandro Santos com a antiga equipa. Nazarenos e Portomosense enfrentam-se à 12.ª jornada, com os alvinegros a deslocarem-se à Benedita no primeiro jogo de 2025. Portomosense e Beneditense enfrentam-se na ronda seguinte.
Quanto à distribuição geográfica, destaque para o concelho de Leiria que, com cinco equipas, domina a prova. Seguem-se os concelhos da Marinha Grande e de Alcobaça, com dois representantes cada, e Peniche, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Porto de Mós, Pombal e Figueiró dos Vinhos, todos eles apenas com uma equipa.