Alunos de sete instituições da região querem ser Heróis da Fruta

Seis escolas do concelho de Alcobaça e uma instituição da Nazaré estão na corrida da 6.ª edição do projeto “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável”, dinamizada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Os alunos gravaram vários “telediscos” para incentivar miúdos e graúdos a comer de forma mais saudável. As votações para os melhores vídeos estão abertas até dia 10 de março no site oficial do concurso.

No concelho de Alcobaça, os alunos da Escola Básica do 1.º ciclo e Jardim de Infância de Areeiro, do Centro Escolar de Alcobaça, do Centro Escolar da Benedita, da Escola Básica do 1.º ciclo da Póvoa, da Escola Básica do 1.º ciclo de Burinhosa e da Escola Básica de Turquel competem através de canções originais acerca das lições que aprenderam ao longo do projeto sobre hábitos de alimentação saudável. No concelho da Nazaré, a única instituição a concurso é a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Para já pretendem-se apurar 80 hinos finalistas, ou seja, os três mais votados e o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma. A divulgação da lista de finalistas acontecerá a 13 de março e, mais tarde, no último dia do mês, é anunciada a lista de vencedores da edição deste ano.

O presidente e fundador da APCOI sublinha que “cada voto reverte como donativo para a ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’, um fundo social que permite à associação distribuir gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país”.

Mário Silva acrescentou ainda que “todas as pessoas que votarem nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar prémios, entre bilhetes para parques aquáticos, zoológicos, museus,  centros de ciência viva e parques de diversões”. Além disso há um “super prémio”, ou seja, uma viagem aos Açores.

Este ano contam-se 53.399 alunos e 480 escolas a nível nacional, que cantam e apelam a votos, para se consagrarem, verdadeiramente, heróis da fruta. Só do distrito de Leiria participam 39 escolas. Alcobaça é o terceiro concellho do distrito com mais escolas a participar no concurso, logo a seguir a Leiria (10) e Pombal (9).