Ascensor da Nazaré transportou mais de um milhão de passageiros em 2019

O Ascensor da Nazaré transportou mais de um milhão de passageiros de passageiros em 2019. Os dados divulgados pelos Serviços Municipalizados do Município da Nazaré revelam um "crescimento contínuo do transporte de passageiros por este meio desde 2014", ano em que 657 mil pessoas efetuaram viagem por ascensor.

“Chegar ao milhão de passageiros cinco anos depois chegada ao executivo camarário deixa-nos extremamente felizes e com o sentido do sucesso das medidas implementadas”, diz Walter Chicharro, citado numa nota de imprensa, referindo-se às ações de promoção do concelho e às medidas regulares de reforço das condições de conforto e segurança deste transporte.

Segundo os dados apresentados, em 2018 foram transportados 928.128 passageiros, e no ano anterior (2017), 946.566, tendo 2016 terminado com o registo de 897 mil passageiros, valor que superou o registo de 2015 (838.410), um dos anos de maior crescimento, com registo de mais 28% de passageiros comparativamente a 2014.

Para o presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados, os valores alcançados "representam o retorno da aposta do Município na promoção da oferta do concelho, o que inclui a versatilidade das ondas das praias para os mais diversos desportos, e a presença regular em feiras de mercados tradicionais e promissores, que têm vindo a manifestar o seu crescente interesse em viver as experiências associadas a este destino turístico".

O centenário Ascensor da Nazaré é um dos meios de transporte por cabo existentes no país com maior utilização. Segundo o  Instituto da Mobilidade e dos Transportes, dos equipamentos de transporte por cabo existentes no país, o Ascensor foi o que mais passageiros transportou, ultrapassando Lisboa e Porto. Este postal de promoção internacional, com mais de 100 anos, tem vindo a ser alvo de várias obras e intervenções, nomeadamente para a recuperação da linha aérea e linha térrea e aumento do conforto do serviço.