Dupla “Ruapos” junta música portuguesa e ritmos latinos

“Ruapos” é o mais recente projeto dos músicos Rúben Palmeira e Rui Pereira, que junta a música Portuguesa e os ritmos latinos. 

Nasce da fusão das duas primeiras letras dos nomes dos músicos -“Ru”-, da junção da palavra latina “Guapos” e da vontade de trabalharem em conjunto, após terem partilhado o palco, em 2018, quando deram voz à banda Orquestra Flash Show, de Braga, com a qual percorram milhares de quilómetros por todo o País. 

“A cumplicidade partilhada em cada performance deu-nos certezas de que a realização de um projeto em parceria era o caminho que pretendíamos seguir”, revela Rúben Palmeira.

Depois de uma paragem forçada devido à situação pandémica, a dupla iniciou as gravações de alguns dos temas em julho. O lançamento do primeiro tema  “Que Neste Natal”, com o produtor José Carlos Monteiro, na véspera de Natal, assinalou o início de “Ruapos”. Até ao próximo mês de março a dupla prevê lançar a segunda canção. 

“Estamos a gravar neste momento uma bachata gravada em Paris, e, ao longo do projeto pretendemos apresentar ao público canções de estilos variados, passando pelo reggateon, pelo pop, e por fusões de outros estilos”, avança Rúben Palmeira. “Este projeto é  bastante diferente daqueles que já apresentámos e, ao mesmo tempo, bastante aliciante”, acrescenta o músico de Évora de Alcobaça.

Rúben Palmeira, que é carinhosamente apelidado de “Tony do Oeste” na região, lançou “Se Deus Te Escolheu”, o seu primeiro álbum de originais, em 2018, com edição da Espacial Música. “Coisa Louca”, o tema principal do álbum, já alcançou mais de 30 mil visualizações de streaming de Youtube.

No passado mês de novembro, o músico atuou no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, no âmbito do festival “Novo Palco”, organizado pela Câmara de Alcobaça, no qual interpretou dez canções, acompanhado por uma banda, num concerto que ficou marcado por “muita energia e muitas emoções”.

Já Rui Pereira, natural do Juncal, iniciou a sua carreira musical a cantar em bandas e em 2018 começou a gravar os seus primeiros trabalhos a solo. Lançou “Só os Dois”, o seu primeiro single, e prepara-se para apresentar a próxima canção, que conta com a produção de José Carlos Monteiro. Assim como Rúben Palmeira, o músico juncalense tem vindo também a participar em vários programas de televisão e rádio ao longo do seu percurso artístico.