Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025

Monumento de homenagem a ex-combatentes inaugurado em Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

Foi inaugurado este domingo o monumento em homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar, erguido na Avenida da Nazaré, em Valado dos Frades. A cerimónia reuniu várias dezenas de populares, que não esconderam a emoção de ver concretizada “uma obra que visa recordar todos os que lutaram com muita dignidade pela nação” durante a Guerra do Ultramar. 

Foi inaugurado este domingo o monumento em homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar, erguido na Rua Heróis do Ultramar, em Valado dos Frades. 

O monumento é composto por um globo terrestre assente em duas mãos em pedra, adornado por dez painéis de azulejo pintados à mão, com os brasões dos países do Ultramar (Angola, Macau, Moçambique, Índia, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Timor). O símbolo da Liga dos Combatentes, o escudo e o brasão de Portugal também estão representados na escultura.

Região de Cister - Assine já!

“Este monumento homenageia os combatentes de Valado dos Frades e de todo o País. Este reconhecimento deveria vir do Estado, mas uma vez mais são as pequenas autarquias a glorificar quem partiu rumo a um destino incerto e que ainda hoje sofre com essas memórias”, afirmou Faustino Hilário, secretário-geral da Liga dos Combatentes.  

De acordo com Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, “defender a Pátria é uma honra e o monumento é apenas um pequeno reconhecimento que a nação deve a estes heróis”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!