Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Monumento de homenagem a ex-combatentes inaugurado em Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

Foi inaugurado este domingo o monumento em homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar, erguido na Avenida da Nazaré, em Valado dos Frades. A cerimónia reuniu várias dezenas de populares, que não esconderam a emoção de ver concretizada “uma obra que visa recordar todos os que lutaram com muita dignidade pela nação” durante a Guerra do Ultramar. 

Foi inaugurado este domingo o monumento em homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar, erguido na Rua Heróis do Ultramar, em Valado dos Frades. 

O monumento é composto por um globo terrestre assente em duas mãos em pedra, adornado por dez painéis de azulejo pintados à mão, com os brasões dos países do Ultramar (Angola, Macau, Moçambique, Índia, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Timor). O símbolo da Liga dos Combatentes, o escudo e o brasão de Portugal também estão representados na escultura.

Região de Cister - Assine já!

“Este monumento homenageia os combatentes de Valado dos Frades e de todo o País. Este reconhecimento deveria vir do Estado, mas uma vez mais são as pequenas autarquias a glorificar quem partiu rumo a um destino incerto e que ainda hoje sofre com essas memórias”, afirmou Faustino Hilário, secretário-geral da Liga dos Combatentes.  

De acordo com Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, “defender a Pátria é uma honra e o monumento é apenas um pequeno reconhecimento que a nação deve a estes heróis”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Sabores e tradições da Páscoa à mesa em dez restaurantes

Os melhores sabores da Páscoa servem-se à mesa dos dez restaurantes do concelho de Porto de Mós que...

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!