Mosteiro de Coz vai ter uma nova praça

A zona envolvente ao Mosteiro de Coz vai receber uma nova praça destinada à receção de turistas e à promoção do artesanato local.

"A praça será, certamente, uma oportunidade para a economia local e para o artesanato local. Vamos apostar no artesanato que a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes é detentora", afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça numa visita ao monumento, esta sexta-feira. Paulo Inácio acrescentou que "é necessário tratar de uma permanência do espaço aberto ao público mas o tempo agora é de obra, de fazer demolições, ultimar as restantes aquisições e projetar os investimentos".

Na visita, o autarca mostrou intenção de o Mosteiro de Coz ser inserido no património da humanidade no contexto da acessibilidade a fundos comunitários. 

Paulo Inácio recordou ainda que os circuitos turísticos entre os Mosteiros de Alcobaça e de Coz, que arrancaram em julho do ano passado, eram "uma parceria com a Junta, que fez a contratação da carrinha de oito lugares a uma empresa privada com verbas que a Câmara disponibilizou", e que, como inicialmente previsto, o projeto funcionou como uma experiência de "pelo menos cinco meses", que acabou por durar um ano.