D. José Traquina nomeado bispo de Santarém

D. José Traquina foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Santarém, sucedendo a D. Manuel Pelino, que renunciou ao cargo por motivos de idade. 

A notícia é avançada pela Agência Ecclesia, que cita uma nota da Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé). Segundo a mesma fonte, a entrada solene do bispo vai decorrer na Diocese de Santarém a 26 de novembro, pelas 16 horas, na Igreja de Santa Clara.

D. José Traquina era, desde junho de 2014, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, diocese na qual que foi ordenado padre a 30 de junho de 1985. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, D. José Traquina tem 63 anos e é natural do Areeiro, freguesia de Évora de Alcobaça. 

Numa mensagem dirigida à Diocese de Santarém no dia da sua nomeação para bispo diocesano, o alcobacense agradeceu ao seu antecessor pelo “testemunho e a dedicação”, e saudou os sacerdotes e diáconos, de quem espera “a melhor vontade” para juntos trilharem “caminhos de fidelidade vocacional”, noticia também a Agência Ecclesia.