Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

D. José Traquina nomeado bispo de Santarém

Data:

Partilhar artigo:

D. José Traquina foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Santarém, sucedendo a D. Manuel Pelino, que renunciou ao cargo por motivos de idade.

D. José Traquina foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Santarém, sucedendo a D. Manuel Pelino, que renunciou ao cargo por motivos de idade. 

A notícia é avançada pela Agência Ecclesia, que cita uma nota da Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé). Segundo a mesma fonte, a entrada solene do bispo vai decorrer na Diocese de Santarém a 26 de novembro, pelas 16 horas, na Igreja de Santa Clara.

D. José Traquina era, desde junho de 2014, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, diocese na qual que foi ordenado padre a 30 de junho de 1985. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, D. José Traquina tem 63 anos e é natural do Areeiro, freguesia de Évora de Alcobaça. 

Numa mensagem dirigida à Diocese de Santarém no dia da sua nomeação para bispo diocesano, o alcobacense agradeceu ao seu antecessor pelo “testemunho e a dedicação”, e saudou os sacerdotes e diáconos, de quem espera “a melhor vontade” para juntos trilharem “caminhos de fidelidade vocacional”, noticia também a Agência Ecclesia. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!