Domingo, Janeiro 26, 2025
Domingo, Janeiro 26, 2025

Educação Alimentar

Data:

Partilhar artigo:

Associamos alimentação saudável a um custo elevado que pressupõe a compra de produtos de muita qualidade ou muito específicos, resultado? Optamos por algo de menor preço em detrimento da qualidade. A verdade é que não tem de ser assim!

É possível promover refeições nutritivas e saudáveis sem “rebentar” o budget familiar; como?

Apostando na educação alimentar em contexto escolar e familiar. Além do saber académico adquirido esta é também uma ótima oportunidade de mostrar a importância de cuidar do corpo e da natureza, de observar a ótica científica, de conhecer o peso comercial da indústria alimentar e de apreender a equacionar a perspetiva financeira associada.

Ter hábitos saudáveis durante a infância é determinante para um futuro cheio de benefícios; é importante educar as crianças de acordo com a qualidade dos alimentos que devem ou não ingerir, para que tenham uma postura equilibrada como consequência e hábitos e rotinas bem estruturadas desde cedo. Falar de crianças implica falar de pais, por isso, alertar e instruir em contexto escolar é o primeiro passo para educar os agentes educativos. A educação alimentar consciencializa sobre o que é necessário e importante na rotina diária e ajuda a escolher de forma autónoma o que trará ou não benefícios à saúde.

Região de Cister - Assine Já!

A educação alimentar deve ser ensinada cedo para que em idade adulta se manifeste em qualidade de vida. Como as crianças passam a maior parte do tempo na escola o ideal seria inserir nos currículos um plano de ensino sobre educação alimentar. Mas é preciso ter em conta que alimentarmo-nos bem vai muito além de saber escolher os ingredientes que vão à mesa; a família enquanto agente educativo primordial tem também uma responsabilidade nesta matéria.

Citando Mario Cortella “o que importa é saber o que importa”; e nós sabemos que importa apostar na educação! Debrucemo-nos sobre esta matéria e assumamos o compromisso da mudança. Os números de obesidade infantil são assustadores e a culpa não é das crianças! Cada dia que passa sem resolução é um dia hipotecado no futuro!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Há um negócio de mirtilos a dar frutos na… Maiorga

A probabilidade de haver mirtilos biológicos a nascer nos campos da Maiorga é quase tão reduzida como uma...

José Ferreira é o novo provedor da Misericórdia de Porto de Mós

José Ferreira tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, no passado dia...

Aprovada aplicação de taxa municipal turística na Nazaré sob protesto da oposição

O executivo da Nazaré aprovou, no passado dia 20, a aplicação da taxa municipal turística, que estabelece a...

Requalificação da Lagoa do Valado custa mais de 380 mil euros

O executivo municipal da Nazaré deu luz verde, no passado dia 20, ao projeto de requalificação da Lagoa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!