Sábado, Setembro 14, 2024
Sábado, Setembro 14, 2024

Educação Alimentar

Data:

Partilhar artigo:

Associamos alimentação saudável a um custo elevado que pressupõe a compra de produtos de muita qualidade ou muito específicos, resultado? Optamos por algo de menor preço em detrimento da qualidade. A verdade é que não tem de ser assim!

É possível promover refeições nutritivas e saudáveis sem “rebentar” o budget familiar; como?

Apostando na educação alimentar em contexto escolar e familiar. Além do saber académico adquirido esta é também uma ótima oportunidade de mostrar a importância de cuidar do corpo e da natureza, de observar a ótica científica, de conhecer o peso comercial da indústria alimentar e de apreender a equacionar a perspetiva financeira associada.

Ter hábitos saudáveis durante a infância é determinante para um futuro cheio de benefícios; é importante educar as crianças de acordo com a qualidade dos alimentos que devem ou não ingerir, para que tenham uma postura equilibrada como consequência e hábitos e rotinas bem estruturadas desde cedo. Falar de crianças implica falar de pais, por isso, alertar e instruir em contexto escolar é o primeiro passo para educar os agentes educativos. A educação alimentar consciencializa sobre o que é necessário e importante na rotina diária e ajuda a escolher de forma autónoma o que trará ou não benefícios à saúde.

Região de Cister - Assine já!

A educação alimentar deve ser ensinada cedo para que em idade adulta se manifeste em qualidade de vida. Como as crianças passam a maior parte do tempo na escola o ideal seria inserir nos currículos um plano de ensino sobre educação alimentar. Mas é preciso ter em conta que alimentarmo-nos bem vai muito além de saber escolher os ingredientes que vão à mesa; a família enquanto agente educativo primordial tem também uma responsabilidade nesta matéria.

Citando Mario Cortella “o que importa é saber o que importa”; e nós sabemos que importa apostar na educação! Debrucemo-nos sobre esta matéria e assumamos o compromisso da mudança. Os números de obesidade infantil são assustadores e a culpa não é das crianças! Cada dia que passa sem resolução é um dia hipotecado no futuro!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Grupo Desportivo “Os Nazarenos” engalanou-se para os… 100!

Foi uma verdadeira noite de gala. E a verdade é que a comemoração do centenário do Grupo Desportivo...

Futebol de praia: Nazarenos são vice-campeões mundiais universitários no Brasil

Os nazarenos Alexandre Lança, Bruno Pola e Alexandre Batista ajudaram a Seleção Nacional a ser vice-campeã mundial universitária,...

Associações da Cela destacam uma das melhores Festas da Fruta

As tasquinhas da Festa da Fruta da Cela fizeram as delícias dos milhares de visitantes que acorreram ao...

Joel Machado representa País no Mundial de vídeo subaquático

Joel Machado, em equipa com Mariana Chilão (ambos em representação do Clube Naval de Sesimbra), foi convocado para...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!