Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

É muita fruta na Cela!

Data:

Partilhar artigo:

A Festa da Fruta, ou “Mostra Hortofrutícola” para os visitantes das primeiras edições, promete voltar a encher a vila da Cela com milhares de pessoas vindas de todos os pontos do País, entre amanhã e domingo (de 5 a 7).

A Festa da Fruta, ou “Mostra Hortofrutícola” para os visitantes das primeiras edições, promete voltar a encher a vila da Cela com milhares de pessoas vindas de todos os pontos do País, entre amanhã e domingo (de 5 a 7).
Em anos anteriores, os festejos têm sido visitados por cerca de dez mil pessoas, durante os três dias, e chega mesmo a ser um dos eventos mais procurados no concelho de Alcobaça. Só muda a rua desde o ano de 1984, a qualidade do evento tende a ser cada vez melhor.
Os dias que antecedem o evento são bastante atarefados para a organização, participantes e fruticultores da freguesia da Cela. A organização trata do espaço onde se desenvolve os festejos e contacta os participantes para que tudo esteja pronto no tão aguardado dia em que inicia a festa, os participantes preparam e decoram a sua tasquinha ou stand para receber e servir da melhor forma os milhares de visitantes, e os fruticultores embalam a sua fruta para exposição e venda durante o certame.
De amanhã a domingo, a Rua General Humberto Delgado e a Rua de Santa Bárbara recebem mais uma edição da Festa da Fruta, que inicia com a entrega da fruta pelos produtores, seguindo-se a abertura da exposição e das tasquinhas.
Além das conhecidas ofertas, este ano, as novidades são muitas! Pela primeira vez, o certame recebe uma mostra de artesanato de artesãos da freguesia da Cela e da Associação  de Artesanato Ofícios Tradicionais de Alcobaça (AAOTA). A tenda das tasquinhas conta com mais duas “tascas” do que o ano anterior, apresentando assim oito espaços de restauração e cerca de 700 lugares sentados, a exposição de fruticultura ganhou mais quatro stands de empresas relacionadas com o setor e o espaço recebe uma mostra de carros para venda, além dos já tradicionais equipamentos agrícolas e tratores.
A animação está garantida durante os três dias do certame de manhã à noite, com músicos da região. Após as atuações musicais no palco do certame, a festa continua no bar jovem, todas as noites, com djs do concelho de Alcobaça.
O “Passeio de Bicicletas Antigas Rota da Fruta”, já na sua 4.ª edição, e o “Passeio BTT com guia” voltam a percorrer as ruas da freguesia e atrair centenas de “apaixonados” pelas duas rodas.
A organização, a cargo da Junta de Freguesia da Cela e que tem o apoio da Câmara de Alcobaça, prevê que as visitas alcançem as dez ou doze mil pessoas, entre amanhã e domingo, e que os produtores da freguesia entreguem cerca de 300 caixas de fruta e mais alguns legumes para exposição. Na Cela, vai ser muita fruta durante os três dias.

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!