Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Largo da Martingança ganha memorial a antigos combatentes

Data:

Partilhar artigo:

O Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes inaugurou, este domingo, uma estátua em homenagem aos antigos combatentes no Largo da Martingança.

O Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes inaugurou, este domingo, uma estátua em homenagem aos antigos combatentes no Largo da Martingança. Segundo Joaquim Romão, presidente da Direção do núcleo, trata-se de um “monumento histórico e simbólico no concelho e até no País”. 

A escultura da autoria do maiorguense Thierry Ferreira vem trazer uma “novidade” no que toca aos monumentos em honra dos antigos combatentes. Em vez da habitual pose de combate, o memorial do combatente traz “ao peito uma pomba da paz e deixa a espingarda, à sua direita, atrás”, explica Joaquim Romão. “Estamos, portanto, perante um combatente que passa a imagem de paz, fraternidade e amizade”, conclui.

Região de Cister - Assine Já!

A ideia de prestar uma homenagem aos antigos combatentes em Martingança é antiga. Já em 1993, quando o general Altino Magalhães passou por aquela localidade, se tinha colocado a primeira pedra. No entanto, o desígnio não chegou a sair do papel e o subsídio de “400 contos” dado pelo militar ficou “na gaveta”. 

O dinheiro foi, agora, aplicado pela União de Freguesias de Pataias e Martingança que, de acordo com o Joaquim Romão, assegurou a “maior parte dos custos do memorial de homenagem ao antigo combatente”.

Prestes a comemorar 17 anos à frente do Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes, Joaquim Romão destaca o apoio prestado a antigos combatentes, através de “subsídios e alimentação” e, mais recentemente, com a vinda de um médico ao núcleo duas vezes por semana. Além disso, o núcleo tem dez talhões em vários cemitérios onde estão sepultados antigos combatentes. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!