Quinta-feira, Abril 17, 2025
Quinta-feira, Abril 17, 2025

Esdica integra projeto-piloto para ensino do Mandarim

Data:

Partilhar artigo:

A  Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, é uma das 21 escolas secundárias do País que integram o projeto-piloto nacional para ensino do Mandarim como opção de Língua Estrangeira III no próximo ano letivo.

A  Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, é uma das 21 escolas secundárias do País que integram o projeto-piloto nacional para ensino do Mandarim como opção de Língua Estrangeira III no próximo ano letivo.

Segundo o protocolo, celebrado na passada semana entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Hanban – Instituto Confúcio da República Popular da China, os professores serão chineses e vão contar com o apoio de oito instituições portuguesas de ensino superior para ensinar os alunos do 10.º ano dos cursos Científico-Humanísticos, entre as quais consta o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que dará apoio à Esdica.

Região de Cister - Assine Já!

A participação do IPL neste projeto-piloto prevê a integração dos docentes de Mandarim enviados pelo MEC, através do Instituto Confúcio, no departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), com acesso a recursos científicos e pedagógicos, designadamente ao Centro de Línguas e Cultura Chinesas, às Bibliotecas do IPL e ao Centro de Recursos Multimédia da ESECS. O estabelecimento de ensino superior deverá ainda constituir uma equipa que acompanhe e apoie a concretização do projeto nas três escolas secundárias da região – Alcobaça, Leiria e Marinha Grande –, nas vertentes científica e pedagógica.

O projeto-piloto deverá abranger 400 alunos, sendo que o número final de estabelecimentos de ensino estará dependente da quantidade de alunos matriculados na disciplina.

AD Footer

Artigos Relacionados

Porto de Mós tem novo executivo do projeto Jovem Autarca

António Ismail, aluno do 9.º A da Escola Secundária de Mira de Aire, foi empossado como presidente do...

PRR injetou mais de 40 milhões de euros na região de Cister

As empresas, famílias, autarquias e demais entidades públicas e privadas beneficiárias do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)...

Valado dos Frades e Famalicão unem-se para garantir médicos

Valado dos Frades e Famalicão uniram-se para resolver o problema crónico da falta de médicos de família e...

Festival do Valado regressa com grandes nomes do jazz internacional

O festival de jazz mais antigo da Região Centro regressa este mês ao concelho da Nazaré. Depois de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!