Quarta-feira, Abril 29, 2026
Quarta-feira, Abril 29, 2026

Nazaré quer reavaliação das quotas de sardinha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A autarquia considera que os valores são “insuficientes”, visto que se trata de “um décimo do permitido este ano (16.000 toneladas), e que já tinha sido considerado escasso pelos pescadores”.

Região de Cister - Assine Já!

Na proposta a enviar ao Ministério da Agricultura e do Mar, o executivo refere que “está colocado um grande problema ao setor pela redução drástica do volume de capturas e pelos períodos de paragem que afetam os armadores, e principalmente os pescadores”.

A autarquia recorda os “esforços assegurados por armadores e pescadores decorrentes da implementação do Plano de Ação da Pesca da Sardinha (2012-2015), com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do recurso”, reforçando que “a realidade e as dificuldades dos profissionais são contrárias à propaganda que o Governo faz em relação à economia do mar”.

A reavaliação dos dados que fundamentam a recomendação de redução das capturas da sardinha, a necessidade de informar e esclarecer os pescadores e armadores, a necessidade da Comissão de Acompanhamento da Sardinha incluir os profissionais do setor, a agilização rápida do Fundo Europeu de Assuntos Marítimos e das Pescas, bem como as condições de igualdade de acesso aos recursos de pesca, são alguns dos pontos que a Câmara destaca no documento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Portugal conquista Taça da Europa sub-20 com nove atletas da região

A Seleção Nacional de sub-20 conquistou, este domingo, a edição de estreia da Taça da Europa depois de...

Hóquei: Leonor Coelho conquista Taça de Portugal pelo Benfica

Leonor Coelho ajudou o Benfica a conquistar a 12.ª Taça de Portugal consecutiva. Este domingo, as águias derrotaram...

Regulamento da taxa turística da Nazaré aprovado em votação inédita com dois eleitos

A proposta de alteração ao regulamento da futura taxa turística da Nazaré foi aprovada na reunião de Câmara...

Projeto “Vamos à Praça” quer devolver fulgor ao Mercado

Depois de anos de falta de investimento no Mercado Municipal da Nazaré, e depois dos danos provocados pela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!